Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/DSC00033.jpg

Prefeitura de Canoas nomeia comitê de intervenção para a saúde 

Download Imagem Original

Foto: Tony Capellão

O prefeito Jairo Jorge designou, nesta quinta-feira (21), por meio de decreto, o comitê interventor que assumirá a gestão das unidades de saúde administradas anteriormente pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) em Canoas. A medida abrange o Hospital Universitário (HU), o Hospital de Pronto Socorro, a UPA Rio Branco e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O Comitê de Intervenção é formado pelo secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, pelo secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, e pelo assessor superior do Núcleo de Saúde do Gabinete do Prefeito, Euler Manenti. “Estamos iniciando um novo momento no Hospital Universitário e no Hospital de Pronto Socorro. É um passo importante na busca de soluções para enfrentar esse grande problema de saúde, esse caos em que a saúde mergulhou. Vamos trabalhar forte para que o HU, o Pronto Socorro e as demais instituições cumpram seu papel”, enfatizou o prefeito.

A nova direção do HU foi a primeira a ser anunciada. Adriana Acker assume a direção geral da instituição. Graduada em Ciências Contábeis, ela tem atuação como administradora em hospitais de médio e grande porte da região metropolitana. Atualmente exercia o cargo de gerente geral hospitalar da Unimed Nordeste em Caxias do Sul. É especialista em Gestão de Negócios em Saúde e em Gestão de Pessoas, Estratégias e Negócios. O médico Paulo Nader será o novo diretor técnico e a enfermeira Fatima Farias assume a direção assistencial. “São três profissionais experientes, técnicos, que assumem a gestão a partir de agora juntamente com o Comitê de Intervenção”, ressaltou Jairo Jorge. Paulo Nader também responderá pela direção técnica do HPS.

O decreto 31/2021, que designa o Comitê de Intervenção, tem como base a ação civil pública n° 0046148-59.2018.8.21.0008, de 2018, na qual, em medida cautelar, o juiz Marcelo Lesche Tonet, da 4ª Vara Cível da Comarca de Canoas, determinou o afastamento “de todos os dirigentes do Gamp da gestão das unidades de saúde de Canoas compreendidas nos termos de fomento nº 01/2016 e 02/2016”. Com isso, fica a cargo do prefeito designar o interventor. 

 

Escritório de Comunicação - PMC