Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/dia-da-umbanda_gustavo-garbino-11.jpg

Prefeitura de Canoas realiza atividade pelo Dia de Oxóssi nesta sexta-feira

Data consta do calendário de eventos do Município e contará com distribuição de santinhos e fitinhas, além de rezas e tambores
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

A Praça da Emancipação, no Centro de Canoas, recebe nesta sexta-feira (20) as comemorações pelo Dia de Oxóssi, das 10h às 16h. Também chamado Odé nas religiões de matriz africana, é o orixá das florestas, dos animais e do alimento em fartura. No sincretismo, representa o santo católico São Sebastião. 

A data consta do calendário oficial de eventos do Município, assim como os dias de todos os orixás. As atividades são promovidas pela Secretaria Adjunta de Diversidade e Comunidades Tradicionais. Durante a homenagem à divindade, haverá distribuição de santinhos e fitinhas energizadas com as ervas do orixá, além de rezas cantadas ao som de tambores e instrumentos musicais típicos de cultos africanos.

A ação na praça busca distinguir os membros dos povos de terreiro de Canoas e facilitar a integração entre adeptos de outras crenças e os praticantes de Umbanda e demais religiões afro-brasileiras. De acordo com o secretário de Diversidade e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago Buavas, o objetivo, a exemplo de anos anteriores, é promover uma reflexão sobre a intolerância às manifestações afrorreligiosas e umbandistas.

“Respeitar e ser tolerante é uma obrigação de todos. Canoas é uma cidade plural e trabalhamos pela diversidade religiosa para deixar bem claro que não concordamos com nenhum tipo de intolerância”.

Na língua Iorubá, Oxóssi significa caçador. Rei das matas, é defensor daqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família. Diz a lenda que Oxóssi não precisa de mais que uma flecha para acertar seu alvo.

Homenagem ao Dia de Oxóssi
Quando: sexta-feira, 20 de janeiro
Onde: Praça da Emancipação, Rua 15 de Janeiro, 848-892 – Centro
Horário: 10h às 16h

Texto: Cristina Lac