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Prefeitura divulga balanço do temporal
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Foto: Renan Caumo
A força-tarefa do Gabinete de Crise segue intensificada para prestar assistência aos canoenses atingidos pelo temporal. Desde a noite de terça-feira (16), a população vivenciou um caos, devido ao forte vento, com rajadas na marca dos 100 km/h. A Defesa Civil atendeu 1,3 mil famílias e ao menos 700 residências foram atingidas. Conforme a Secretaria de Assistência Social, há 16 pessoas desabrigadas, acolhidas no Centro de Convivência do Idoso, e 15 desalojadas, que estão em casas de parentes ou amigos. Os bairros Rio Branco, Niterói, Fátima, Centro e Guajuviras foram os mais afetados.
De acordo com a RGE, 180 mil residências ficaram sem energia elétrica. Até a noite desta sexta-feira (19), 28 mil pontos permanecem sem luz. A Prefeitura segue monitorando os serviços da concessionária. A RGE prevê que até domingo (21) todo o serviço seja normalizado. Com a falta de energia, o abastecimento de água ficou prejudicado.
Em decorrência do evento climático, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apontou que ao menos 300 árvores foram danificadas, sendo 97 em espaços públicos. Foram 117 ações de manejo em árvores de grande e médio porte.
A Secretaria de Transportes e Mobilidade registrou bloqueio total de 90 vias e parcial de outras 60. Foram 11 paradas de ônibus, 34 postes de semáforos e em 18 placas de sinalização danificados pela ventania.
Conforme levantamento da Secretaria de Obras, a cidade apresentou 22 pontos críticos de alagamentos durante a noite do temporal. Os mesmos já foram solucionados.
Na Educação, sete escolas foram danificadas por destelhamentos, de queda de árvores ou alagamentos.
Na saúde, o Hospital Universitário e o Hospital de Pronto Socorro tiveram danos estruturais e restrições nos atendimentos devido à falta de energia elétrica, mas já operam normalmente. No Hospital Nossa Senhora das Graças, os atendimentos de emergência estão normalizados, mas as cirurgias eletivas foram parcialmente suspensas.
As UPAs Guajuviras, Caçapava e Rio Branco também tiveram problemas devido à falta de energia elétrica e abastecimento de água, mas os serviços já foram restabelecidos e os atendimentos acontecem normalmente, 24h.
Muitas Unidades de Saúde (US) também registraram danos estruturais e problemas com falta de energia e água, mas seguem atendendo, com exceção da Unidade Vila Cerne, que foi interditada devido aos danos. As equipes foram realocadas para as unidades Harmonia e União.
Confira os atendimentos prestados nas Subprefeituras:
Subprefeitura Sudoeste (Rua Edgar Fritz Müller, 430, Rio Branco)
Número de atendimentos: 584
Destelhamento – 156
Recolhimento de vegetais e obstrução de vias – 36
Hidrojateamento e limpeza de bocas de lobo e poços de visita – 72
Recolhimento de entulho – 480 m3
Diversos – 320
Subprefeitura Sudeste (Rua Marechal Rondon, 100, Niterói)
Número de atendimentos: 387
Destelhamento – 28
Recolhimento de vegetais e desobstrução de vias – 103
Hidrojateamento e limpeza de boca de lobo e poços de visita – 39
Recolhimento de entulho – 48 m³
Outros: 217
Subprefeitura Nordeste (Avenida Boqueirão, 3154, Estância Velha)
Número de atendimentos: 490
Destelhamento – 402
Recolhimento de vegetais e desobstrução de vias – 60 – 220 metros cúbicos (20 cargas)
Diversos: 28
Subprefeitura Noroeste (Rua Candelária, 441, Mathias Velho)
Número de atendimentos: 167
Destelhamento: 112
Recolhimento de vegetais e desobstrução de vias: 30
Hidrojateamento e limpeza de boca de lobo e poços de visita: 25
Recolhimento de entulho: 468 m³ ou 360 toneladas
Subprefeitura Centro (Rua Euclides da Cunha, 280, Centro)
Número de atendimentos: 214
Destelhamento: 11
Recolhimento de vegetais e desobstrução de vias: 155 – 464m³
Hidrojateamento e limpeza de boca de lobo e poços de visita: 48
Recolhimento de entulho: 259 m3
Texto: Dayane Mascitti
Edição: Sibele Fagundes