A lista dos classificados para as turmas de 2019 do Programa Gerações foi publicada no Diário Oficial do município desta quarta-feira (9). Foram registradas inscrições de 328 idosos e o sorteio público foi realizado no dia 19 de dezembro, no Auditório Sady Schivitz, na sede da Prefeitura. Conforme a legislação do programa, uma vaga foi destinada para o idoso de maior idade, duas para idosos com deficiência, 29 para idosos sem renda e 28 vagas para os idosos com renda de até dois salários mínimos.
Clique aqui para acessar a lista homologada dos contemplados e a ordem dos suplentes
Os selecionados vão receber um telegrama e também uma ligação para o telefone cadastrado no dia da inscrição, com as orientações como dia e hora para a matrícula, que será realizada na Central da Pessoa Idosa (av. Victor Barreto, 2970, loja 10 – Galeria Sonepar). Após a conferência da documentação, será agendada a avaliação psicológica dos idosos sorteados, parte classificatória do processo seletivo. Na falta de algum item obrigatório para a matrícula, a comissão organizadora irá convocar os suplentes.
A iniciativa, inédita no país, visa proporcionar capacitações gratuitas para idosos em diversas áreas, como uso de tecnologias e valorização pessoal, além de novas experiências e oportunidades de geração de renda. Com duração de seis meses, as aulas da segunda edição iniciam em março de 2019 e os idosos vão receber uma bolsa auxílio de R$ 727 por mês.
Confira a documentação necessária para a matrícula:
– Cópia do RG e CPF;
– Cópia do comprovante de residência;
– Cópia do comprovante de renda de até dois salários mínimos nacionais;
– Cópia do comprovante de escolaridade ou declaração de próprio punho de alfabetização;
– Número de Inscrição Social (NIS), gerado pelo CadÚnico;
– Certidão Criminal Negativa, obtida através do site: www.tjrs.jus.br;
– Cópia do cartão bancário legível;
– 1 foto 3×4;
– Para participante com deficiência, cópia do atestado com número do CID;
– Para os candidatos sem renda, declaração da Previdência Social.
Sobre o Gerações
A metodologia aplicada no Programa Gerações conta com aulas teóricas e práticas. São trabalhadas questões como o uso de tecnologias; valorização pessoal; noções básicas da língua portuguesa, escrita e oralidade; relações interpessoais no trabalho; responsabilidade socioambiental; atendimento humanizado e recepção ao público. As aulas teóricas são ministradas através de contrato com o Senac de Canoas. Já as práticas ocorrem nos espaços da administração pública, onde os idosos são orientados por servidores destinados para a função de supervisão. Além da bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 727, os alunos ainda recebem uniformes e materiais, como cadernos, lápis, canetas e pastas.