A Prefeitura de Canoas está presente com seis estandes na maior feira de tecnologia, inovação e negócios da América Latina: a 30ª Mercopar. O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e pelo Sebrae-RS, segue até 7 de outubro, em Caxias do Sul. Esta edição ocorre de forma híbrida (online e presencial), cumprindo os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. O foco deste ano é a indústria 4.0.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, Canoas segue focada em retomar o desenvolvimento, trazer inovação e promover maior qualidade de vida aos cidadãos. “A Mercopar é um grande portal para a captação de novos empreendimentos. Entre os nossos objetivos, está o de apresentar o Parque Canoas de Inovação (PCI) a empresas e instituições do segmento de tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento, para adquirir novos parceiros e movimentar nossa economia’, destacou.
Parque tecnológico do município
O Parque Canoas de Inovação (PCI) é o terceiro maior parque em área total do Brasil. Trata-se de um celeiro de empreendimentos do setor tecnológico e de inovação, que está de portas abertas para receber empreendedores de todo país. No local, já operam três indústrias de ponta na área tecnológica – Exatron, Novus e TCS. Outras oito empresas seguem em tratativas para ter sede no parque.
Primeiros dias de feira
Os estandes da Prefeitura de Canoas atraíram diversos empreendedores com grande interesse em fazer investimentos no município. No local, foram realizadas rodadas de negócios com representantes de micro, pequenas e grandes empresas, com objetivo de captar novos empreendimentos. A secretária Simone Sabin também participou do Fórum Estadual de Secretários de Desenvolvimento Econômico, com a participação de representantes de 56 municípios, que representam 49% do PIB do Rio Grande do Sul. Na ocasião, foram debatidos temas importantes para o desenvolvimento de Canoas.
Feira de inovação industrial
A Mercopar tem como foco a inovação e a geração de negócios no setor industrial.
O evento reúne pequenos, médios e grandes negócios de segmentos variados, como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, além de startups. Em 2020, a feira bateu recorde, com R$ 128 milhões em negócios gerados, alta de 96% em relação ao ano anterior. Foram cerca de sete mil visitantes presenciais e cinco mil acessos pela plataforma online da feira.