Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/01.03.2024-ENTREGA-DE-UNIFORMES-E-KITS-ESCOLARES-EMEF-LEDEVINO-PICCININI-Thormann-14.jpg

Prefeitura entrega materiais escolares e uniforme para escolas nesta sexta-feira

Crianças receberam os materias da mão do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques.
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann/PMC

O uniforme escolar tem uma importância da identificação da criança com a escola. Esse é um dos pensamentos de Camila Fidelis, 35 anos, do bairro Marechal Rondon. A mãe de Alanis Fidelis, 5, aluna do Jardim 2A da EMEI Vó Babali, também falou dos materiais: “Eles ajudam tanto a família, na economia, quanto no desenvolvimento dos alunos. A tinta, a canetinha, por exemplo, eles adoram!”. A instituição da Alanis recebeu, na manhã desta sexta-feira (1º), o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, que fez uma cerimônia de entrega dos conjuntos.

O chefe do Executivo municipal destacou: “A prefeitura investe nestes materiais e uniformes e tem um retorno altamente compensado pelo efeito que fará na formação da nossa criançada. Daqui a poucos anos, essas crianças, hoje tão novas, exercerão profissões importante e lembrarão que, nos primeiros passos da educação, eles tiveram um atendimento que serviu de base para eles”.

A professora do Jardim 2, Lucimara Leites, disse que os pequenos estavam ansiosos pelo momento. “É muito importante, porque tem muitas crianças que não têm condições de comprar”, lembrou. Nesse sentido, a diretora Geise Ortiz completou: “Para a permanência e a qualidade desses educandos, precisamos ter esse suporte, esse olhar que a Prefeitura tem com a questão dos uniformes e do material, que sempre vem de boa qualidade, para que consigamos desenvolver um bom trabalho dentro das nossas unidades”. A EMEI Vó Babali possui um total de 155 alunos divididos em nove turmas.
Outra instituição a receber os kits nesta manhã foi a EMEF Prefeito Edgar Fontoura, no mesmo bairro, onde Valentina Ribeiro Grygoruk, de seis anos, estudante do 1º ano, estava ansiosa para receber os materiais. Ela, que gosta de desenhar e pintar, queria muito a tinta e as canetinhas. Os itens compõem o conjunto que ainda tem agenda, apontador, avental, borracha, três cadernos, canetas, cola, estojo, giz de cera, lápis, lápis de cor, massa de modelar, papel sulfite A3 e A4, pasta plástica, pincel, régua e tesoura. Para o pai, Allan Ocheine, de 29 anos, estar no evento faz com que ele se motive para que a filha estude na escola. “O carinho que a Prefeitura tem com os alunos, o reconhecimento de estarmos aqui, poder trazer eles para estudar, também faz com que a criança se sinta cada vez mais valorizada”, afirmou.

Já o professor de Educação Física do 1º ao 5º ano, Marcelo Otto, afirmou: “Facilita também para os pais e responsáveis na questão da mobilidade e na flexibilidade para as aulas e atividades que fazemos”, analisou. Feliz em poder destinar as roupas e itens escolares, a diretora Heloísa Silva Sales Bezerra destacou que as vestimentas promovem segurança para os alunos e tranquilidade para as famílias. “Isso porque elas não têm de gastar com uma roupa a mais todos os dias. E o uniforme, como o próprio nome já diz, deixa todo mundo igual. Nós todos somos iguais”, destacou a gestora da unidade que possui 427 estudantes em 17 turmas.

Acompanhando as entregas, a secretária de Educação, Leany Maria Conti, lembrou que além dos utensílios entregues, a secretaria também investe na inclusão dos alunos nos estudos. “Estamos fazendo o possível e impossível para que nenhuma criança fique sem escola.” À tarde, os conjuntos foram recebidos por crianças das EMEIs Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, e Marilene da Silva Machado, no Mato Grande.

Investimentos da Educação
Ao todo, serão distribuídos 32.890 kits de material escolar. Por sua vez, 27.715 alunos do Ensino Fundamental e 2.767 crianças da Educação Infantil receberão conjuntos de uniforme escolar. Ainda, há a entrega de mais três mil Chromebooks para os estudantes de 5° ao 9° ano das escolas fundamentais. Somando aos 5.398 existentes, serão mais de oito mil no total.

Ainda, como investimento na educação, está a entrega de sete novas escolas de Ensino Fundamental ao longo desse ano: Ildo Menegetthi e General Netto (Estância Velha); Walter Perachi (Olaria); Assis Brasil e Rui Cirne Lima (Mato Grande); e Sete de Setembro Marechal (Rondon). Outras 11 estão passando por reforma elétrica e uma pela conclusão do ginásio.

Texto: Nathália Ely
Edição: Valéria Deluca

[addtoany]