Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/18-12-24-ATO-em-parceria-com-CUFA-alisson_moura-34.jpg

Prefeitura formaliza acordo para implantação do Complexo de Oportunidades no Guajuviras

Local passará a ser gerido pela Central Única das Favelas (CUFA)
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

O bairro Guajuviras será contemplado com a implantação do Complexo de Oportunidades (COP), um projeto que promete beneficiar a comunidade. Em parceria com o Instituto Educacional, Social e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul (ISCEGS) e a Central Única das Favelas (Cufa), a iniciativa visa criar um centro multifuncional voltado para qualificação profissional, geração de renda, cultura, esporte e sustentabilidade.

O COP será instalado na Praça Nelson Mandela, com a formalização de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Canoas, o ISCEGS e a Cufa Esteio. O objetivo é requalificar a área e transformá-la em um centro de desenvolvimento social e econômico, que funcionará pelos próximos três anos. Embora o acordo não envolva a transferência de recursos financeiros ou a doação de bens, ele será viabilizado com o apoio de parceiros institucionais. A inauguração está prevista para daqui a um ano.

De acordo com o diretor regional da CUFA, Eduardo Cardoso, o projeto não é apenas uma iniciativa da entidade, mas uma colaboração entre diversas instituições parceiras. O COP atenderá diferentes faixas etárias e necessidades. Crianças de seis a 14 anos terão atividades focadas no fortalecimento de vínculos, e jovens de 15 a 29 anos participarão de cursos de capacitação profissional. As famílias também serão beneficiadas com iniciativas de geração de renda, como uma cozinha comunitária e um ateliê de costura.

Sobre a escolha do Guajuviras como local para o projeto, Eduardo Cardoso explicou: “o bairro foi escolhido devido ao seu histórico de desafios superados e ao grande potencial de revitalização dentro do programa RS Seguro, do governo do Estado. A região já superou muitos desafios, mas ainda há muito a ser feito. Nosso objetivo é transformar vidas por meio das oportunidades que o complexo vai oferecer”.

Com um forte compromisso com a sustentabilidade, o complexo contará com uma escola de educação ambiental, que oferecerá formação tanto para alunos quanto para professores, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação, especialmente em uma área de proteção ambiental da cidade.

A secretária de Esporte e Lazer (SMEL), Letícia Boll, destacou a relevância da parceria com a Cufa. “Desde a tragédia que vivemos, a Cufa tem sido uma parceira forte no enfrentamento dos desafios. Essa cooperação trará à cidade um espaço que oferecerá qualificação e apoio, refletindo diretamente na transformação da comunidade”, afirmou. Ela também ressaltou que o Complexo de Oportunidades se tornará uma referência na região metropolitana, celebrando as parcerias com a escola local e com os moradores.

 

Escritório de Comunicação

[addtoany]