Notícias

//

Prefeitura lança edital para execução de serviços no CRM Patrícia Esber

Canoas possui umas das redes de atendimento às mulheres em situações de violência mais completas do estado do Rio Grande do Sul, sendo referência em nível estadual e nacional. O Centro de Referência da Mulher (CRM) Patrícia Esber realiza cerca de 100 a 120 novos atendimentos mensais, oferecendo suporte especializado de orientação, informação e prestação de atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres vítimas de violência. O objetivo do Centro é auxiliar as mulheres a romperem com a situação de violência através de atendimento multiprofissional, recorrendo ao sistema de proteção legal e social, sistema judicial, segurança pública, saúde, assistência social e o fortalecimento das mulheres através da promoção de sua autonomia. Após a primeira acolhida, as mulheres passam a ter acompanhamento semanal ou quinzenal, conforme necessidade.

Com foco na ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de atendimento intersetorial e interdisciplinar, a Prefeitura de Canoas lançou edital para a contratação de serviços continuados no CRM. Os serviços a serem prestados pela entidade devem incluir campanhas preventivas, acolhida das mulheres em situação de violência com atendimento e acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica.

Segundo a vice-prefeita, Gisele Uequed, o diferencial deste edital é a ampliação do atendimento a adolescentes a partir de 14 anos. “As mulheres adolescentes são igualmente ou mais expostas às violências de gênero do que as mulheres mais adultas, porque estão num contexto de maior vulnerabilidade, considerando a baixa idade, a dependência econômica, a restrição dos mecanismos de proteção. Por isso, tivemos a preocupação de ampliar o atendimento do CRM também para adolescentes a partir dos 14 anos”, explica.

A vice-prefeita ainda esclarece que o objetivo da administração é dar continuidade à política de enfrentamento à violência contra as mulheres, proporcionando às vítimas uma acolhida com excelência em padrões de atendimento, além de um incentivo permanente à rede já existente, buscando garantir e ampliar o acesso à justiça e aos órgãos de proteção. “Através do CRM, a política pública de combate à violência contra a mulher seguirá avançando em Canoas, com projetos, diretrizes e ações de acolhimento, assistência, garantia de direitos, prevenção e combate a violência e desigualdade de gênero, conforme normas técnicas, direitos humanos internacionais e legislação vigente”, completa Gisele.

CRM Patrícia Esber de Canoas

A equipe do CRM realiza atendimentos presenciais, acompanhamento dos casos através de visitas domiciliares, acompanhamento de informações processuais e de procedimentos policiais, além do contato telefônico. Os atendimentos acontecem na Rua Siqueira Campos, número 321, de segunda à sexta das 8h às 17h. Em caso de emergência, o horário do expediente é estendido a fim de finalizar o atendimento e encaminhar as usuárias, quando necessário, para casas de abrigo para manter a proteção da vítima.

O nome do CRM de Canoas é uma homenagem à Patrícia Esber, moradora de Canoas, e uma liderança do movimento da economia solidária, que em maio de 2009 foi morta brutalmente por seu companheiro.

As entidades interessadas em participar da licitação, podem acessar o link do edital.

Assessoria de Comunicação