A 4ª edição do Prefeitura Mais Perto terminou no sábado (24), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pernambuco, no bairro Niterói. Nos cinco dias do programa, foram realizados 8 mil atendimentos à comunidade, como exames e consultas de saúde, cadastro em programas sociais, confecção de documentos, corte de cabelo e encaminhamento para vagas de emprego.
O Prefeitura Mais Perto já alcançou os quatro quadrantes de Canoas, sendo que a cada edição transfere todas as secretarias municipais para dentro de uma escola, aproximando o Executivo Municipal da comunidade e promovendo reformas na escola que sedia o programa, além de melhorias no entorno. “Neste último dia, agradecemos o esforço de todos que trabalharam para oferecer os serviços gratuitos à população do bairro Niterói e pedimos desculpas à escola pelos transtornos, mas foi por uma boa causa. Estamos deixando aqui um legado para a escola e para a comunidade”, destacou o prefeito Luiz Carlos Busato.
A vice-prefeita Gisele Uequed participou do último dia do Prefeitura Mais Perto acompanhada do filho mais novo, Santiago. Gisele destacou a importância da presença das famílias na escola. “Escola e família são uma perfeita combinação, por isso já estou acostumando o Santiago desde cedo. Ele foi meu companheiro nos diversos contatos que tivemos com as famílias do bairro Niterói. A 4ª edição do Prefeitura Mais Perto garantiu atendimento para cerca de 8 mil pessoas e deixa um belo legado de melhorias na infraestrutura da escola”.
Foram investidos na EMEF Pernambuco mais de R$ 250 mil em melhorias. Duas novas salas moduladas, que estão sendo construídas, irão substituir antigas estruturas de madeira. Além disso, foram concluídas as obras de pavimentação interna, acessibilidade com caminho coberto para todas as dependências, fechamento parcial da quadra, entre outras obras.
Entrega de uniformes e material escolar
O ato de encerramento da 4ª edição do Prefeitura Mais Perto contou com a entrega de kits de uniformes e de material escolar para a EMEF Pernambuco, que possui cerca de 600 alunos. A distribuição iniciou com a passagem dos kits para Daiane Lopes Moreira, mãe do aluno Gustavo Moreira, do 4º ano, e Graziela Duarte, mãe da aluna Jamile Gabriele Duarte de Melo, do 2º ano. A entrega dos kits de uniformes e de material escolar seguirá ao longo do mês para as demais instituições de ensino da rede municipal.
A novidade deste ano é a distribuição de uniformes também aos alunos das turmas de maternais e jardins. Esta é a primeira vez na história de Canoas que os alunos da Educação Infantil também receberão uniformes para irem à escola.
“É muito importante os pais estarem aqui dentro hoje, participando das atividades da escola e da entrega do uniforme que está lindo, que foi escolhido pela própria comunidade. Esta é a primeira vez que a Educação Infantil também recebe os uniformes, é uma grande conquista”, assinalou a secretária Municipal da Educação, Neka Escobar.
Os uniformes passaram por uma remodelação a pedido de alunos, pais e professores. Atenta às solicitações, a Prefeitura de Canoas promoveu uma votação para escolher o novo modelo. Além dos uniformes, os estudantes da Educação Infantil também receberão kits com materiais escolares, com mais de 10 itens.
Gincana mobilizou comunidade escolar
Além de todas as atividades, a 4ª edição do Prefeitura Mais Perto também promoveu uma gincana que mobilizou mais de 150 alunos e a comunidade escolar. Durante os dias de realização do programa na EMEF Pernambuco, cinco equipes realizaram as tarefas da gincana, ação que mobilizou estudantes do 5º ao 9º ano. A premiação para a turma vencedora, a 9A, é um passeio até o Planetário da UFRGS, em Porto Alegre.
Cuidado com a alimentação e saúde
Parceiro desta e também das edições anteriores do Prefeitura Mais Perto, o Banco de Alimentos produziu um relatório sobre a situação nutricional e de peso dos alunos da EMEF Pernambuco. O documento foi entregue ao prefeito e à vice-prefeita. Nos próximos dias, será realizada uma reunião com representantes da Secretaria Municipal da Saúde, para estudar a adoção de medidas de combate ao sobrepeso e à obesidade entre os alunos da rede municipal.