Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/57785646-b041-40d0-85e8-590a86df9062.jpg

Prefeitura mobiliza toda estrutura em resposta aos danos de temporal

Equipes de todas as secretarias estão nas ruas atendendo a população e trabalhando na retomada da normalidade

* Informações atualizadas às 23h16 desta segunda-feira (31)

A Prefeitura de Canoas está mobilizando equipes de todas as secretarias municipais para avaliar, organizar e dar resposta aos danos causados pela chuva e ventania do final da tarde desta segunda-feira (31). Uma reunião realizada no início da noite desta segunda, liderada pelo vice-prefeito Rodrigo Busato, definiu as medidas que a administração municipal tomará ao longo da noite e da madrugada para restabelecer a normalidade na cidade. Os esforços coordenados pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática vão desde a retirada de árvores caídas na fiação elétrica e nas ruas da cidade e o atendimento a pessoas que tenham sofrido danos em suas residências até a articulação com órgãos do Estado e com a concessionária de energia que atua na cidade para o restabelecimento dos serviços no Município.
De acordo com um levantamento prévio realizado pela Defesa Civil de Canoas, pelo menos 256 residências sofreram destelhamentos em toda a cidade, além de cinco unidades de saúde e 35 escolas municipais. Até o início da noite, pelo menos 62 árvores haviam tombado e danificado fiações elétricas, imóveis e obstruído ruas em toda a cidade. Centro Comunitário Esportivo (CCE) Martin Luther King, no bairro Harmonia, a Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho, e o Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima, também sofreram danos. A Defesa Civil e as subprefeituras já estão distribuindo lonas para os atingidos conforme a necessidade, e a Secretaria Municipal de Assistência Social auxiliará caso haja pessoas desabrigadas. No final da noite desta segunda-feira, 11 pessoas estavam desalojadas na cidade, e foram abrigadas nas casas de parentes. Equipes das secretarias de Serviços e Zeladoria Urbana, Obras e Reconstrução, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Segurança Pública estão articuladas e usando todos os seus recursos nas ruas de Canoas para retomar a normalidade.
No início desta noite, os telefones de emergência que permaneciam em funcionamento para a população eram o 153, da Guarda Municipal, e o 156, da Mobilidade Urbana. Hospitais e unidades de pronto-atendimento permaneciam funcionando.

35 escolas sofreram danos
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, 35 escolas sofreram avarias e 13 delas não terão aulas na manhã desta terça-feira (1) por causa dos estragos causados pelo temporal. A secretária municipal da Educação, Beth Colombo, ressalta que todas as outras escolas do Município funcionarão normalmente nesta terça-feira.

EMEIs sem aula na manhã de terça-feira (1)
Vó Maria Aldina
Irma Schies Stefanny
Carrossel
Vó Nelsa
Alcy Paulo de Oliveira (Cica)
Idara Rocha
Gilda Schiavon
Vó Lola
Picucha
Beija Flor
Professora Marilene Machado

EMEFs sem aula na manhã de terça-feira (1)
Max Adolfo Oderich
Santos Dumont

[addtoany]