Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/RED-11-11-2023-PNR-NITEROI-THIAGO-GUIMARAES-70.jpg

Prefeitura na Rua deste sábado realizou mais de 500 atendimentos no bairro Niterói

Foram 82 demandas atualizadas no Canoas + Saúde, durante este Prefeitura na Rua, em Niterói.
Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães

Neste sábado (11), a comunidade do bairro Niterói recebeu a 368ª edição do Prefeitura na Rua. O evento aconteceu na EMEF Santos Dumont, localizado no bairro Niterói, totalizando 509 atendimentos.

Na abertura da atividade, o prefeito Jairo Jorge destacou a importância da participação da comunidade. “São vocês que nos apontam onde estão as principais demandas e como podemos fazer melhor o nosso trabalho. Por isso, o Prefeitura na Rua ocorre aos sábados para que todos possam resolver as suas necessidades. Pois, muitas vezes, não é possível durante a semana. Aqui estão reunidas todas as secretarias para ajudá-los”, declarou. O prefeito também salientou a importância da atualização de demandas junto ao programa Canoas + Saúde. “É preciso validar e, principalmente, mas atualizar as demandas e os dados pessoais como contatos telefônicos, endereços entre outros. Pois, muitas requisições estão na lista de espera de pacientes que já conseguiram realizar o exame ou a consulta por outro meio. Por isso, até o dia 30 de novembro busque atualizar as suas demandas”, frisou.

Esta edição contou com a visita do prefeito de Valongo, cidade de Portugal, José Manuel Ribeiro, que está em Canoas para conhecer as ferramentas de participação popular da cidade. “Canoas é uma cidade muito acolhedora. Estou admirado com o desenvolvimento e estrutura deste município”, declarou ao agradecer a cordialidade da comunidade durante a atividade.

Incentivo à Cultura

Durante o evento, o prefeito assinou três editais para fortalecer, ainda mais, a Cultura de Canoas: da 3ª Semana Municipal do Hip Hop; da 9ª Semana Municipal da Capoeira; e o da Semana Municipal da Arte e Cultura Negra no município. “Incentivar a cultura como o Hip Hop e a Capoeira é uma forma de enaltecer a tradição africana na nossa cidade”, declarou o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco.

O público que esteve no local teve a oportunidade de levar suas demandas, críticas e sugestões ao prefeito, aos secretários municipais e a subprefeita da região Sudeste, Neuza Rufatto. Foram 327 atendimentos nos serviços e 100 realizados pelas secretarias.

Atendimentos

Camila Oliveira Pinheiro, 33 anos, moradora do bairro Harmonia, foi a primeira canoense a ser atendida pelo prefeito, afirmou que, sempre que possível, comparece nas edições do PNR para levar suas demandas. “Estou batalhando para realizar a tão sonhada regularização fundiária. Já consegui dar andamento e receber orientações. Estou mais aliviada agora”, declarou.

Canoas + Saúde

Rosane Xavier, 55, residente do bairro Harmonia, aproveitou a oportunidade para atualizar a sua demanda no programa Canoas + Saúde. “Consegui atualizar os meus dados e até trouxe a requisição médica, pois aguardo uma cirurgia na clavícula. Já fiz um procedimento, mas terei que fazer outro. Estou confiante”, disse. Ao total, foram 82 atualizações do Canoas + Saúde feitas no evento.

Sobre o PNR

O PNR é a oportunidade de os canoenses levarem suas demandas e sugestões para o prefeito, secretários municipais e subprefeitos da região. O projeto acontece, semanalmente, em todos os quadrantes da cidade, sempre aos sábados. No local, a população pode contar com uma estrutura da Administração Municipal.

A próxima edição do evento acontece no dia 18 de novembro, no bairro Guajuviras, na Praça Ildo Meneghetti, das 9h às 12h

Texto: Dayane Mascitti
 Edição: Patrícia Augsten

[addtoany]