Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/Reduzidas_29_09_2023_PREFEITURA_PRESENTE_Guilherme_Pereira-6.jpg

Prefeitura Presente confere locais afetados pelas fortes chuvas

Edição encerrou com visita ao abrigo do ginásio da EMEF Thiago Würth
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Em uma edição com um olhar além das tradicionais visitas a serviços públicos, o programa Prefeitura Presente, realizado nesta sexta-feira (29), esteve em regiões afetadas recentemente pelo temporal. O prefeito Jairo Jorge, ao lado de uma comitiva da Administração Municipal, visitou diferentes pontos da cidade que sentiram os reflexos dos volumes históricos de chuva.

No bairro Niterói, a rua General Sebastião Barreto ainda apresentava alguns resquícios do alagamento. A troca de ideias por parte do prefeito com os moradores ocorreu durante consulta à população sobre a origem do problema.

O segundo ponto visitado foi a rua Hermes da Fonseca, no Rio Branco, onde a água do Rio Gravataí extravasou em uma área vulnerável e abaixo do nível da via, fora da área protegida pelo dique. Integrantes da família Ferreira relataram os transtornos registrados no endereço.

Já na região da Vala da Madrinha, a comitiva conferiu de perto o aparato elaborado para a drenagem da água naquela região. Cinco bombas, sendo três movidas por motores de tratores e outras duas elétricas, estão à disposição para sucção de volumes de água da vala para o Arroio Araçá.

“De um lado do Arroio Araçá, no bairro Fátima, temos a Casa de Bombas 4, que retira dez mil litros de água por segundo. Enquanto do outro lado, fica o Mato Grande, sem nenhuma Casa de Bombas. Nesse momento, colocamos cinco motores que retiram 1,2 mil litros por segundo. Ainda estamos buscando mais equipamentos em vários pontos do Rio Grande do Sul para ampliar esse esforço de drenar as águas do Mato Grande e jogar no Araçá”, explica o prefeito.

A Prefeitura de Canoas busca dar toda assistência aos moradores do Mato Grande, seja no transporte ou outro apoio. O anúncio da construção de duas novas Casas de Bombas busca solucionar os problemas de alagamento na região do Mato Grande.

“Conseguimos com a Corsan, R$ 70 milhões para construir as Casas de Bombas 9 e 10. Essas duas Casas de Bombas e o fortalecimento do dique serão muito importantes para a gente resolver, de uma vez por todas, o problema do Mato Grande”, enfatizou o prefeito.

Já um trecho atingido pela cheia foi vistoriado pelo prefeito na carona de um caminhão de morador da região. O veículo de grande porte seguiu até o ponto dos trilhos de trem existentes na área. Logo em seguida, Jairo seguiu com destino ao bairro Mathias Velho, onde conversou com as famílias que estão abrigadas no ginásio da EMEF Thiago Würth.

Prefeitura Presente

O programa Prefeitura Presente é realizado às sextas-feiras, quando uma equipe da Administração Municipal visita ruas e repartições públicas. A cada semana, ocorre em um bairro diferente.

Texto: Fábio Radke
Edição: Carina Jung

[addtoany]