//
Prefeitura presta apoio a famílias atingidas por enchentes e faz resgate em áreas de risco
As fortes chuvas que castigam Canoas — e o Rio Grande do Sul — desde a semana passada resultaram em uma grande força-tarefa da Prefeitura para retirar famílias desalojadas ou desabrigadas de áreas de risco. Nas últimas horas, a mobilização se intensificou em bairros como Mathias Velho, Rio Branco, Cinco Colônias, Central Park, Fátima e Niterói. A ação conta com a Defesa Civil, as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros e voluntários.
Em razão do aumento do nível das águas, em algumas regiões, o acesso só é feito por meio de barco, helicóptero ou moto náutica. Crianças que são resgatadas sozinhas são levadas ao Hospital Universitário, onde recebem atendimento pediátrico e aguardam os familiares. Em razão do alagamento no Hospital de Pronto Socorro, pacientes foram removidos para os hospitais Universitário e Nossa Senhora das Graças neste sábado. A operação contou com apoio da Defesa Civil estadual e do governo do Estado.
A estimativa é que mais de 7500 pessoas já estejam em 28 pontos de acolhimento do município. O número de abrigos poderá aumentar se houver necessidade.
A força do voluntariado é muito importante para ajudar nos pontos de acolhimento, pois eles ajudarão em tarefas como o preparo das refeições e a organização da estrutura. Entre os itens que há necessidade de reforço de doações está o de lanternas com pilha, colchões, roupas de cama cobertores, itens de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, entre outros. Foi criada uma Central para recebimento das entregas, que devem ser feitas na Cassol, na avenida Farroupilha, 5775, bairro Marechal Rondon.
Pedidos de resgate em Canoas devem ser feitos através do telefone: (51) 9 8255-0947
A Prefeitura também aceita doações de qualquer valor por PIX, cuja chave e o mail sos@canoas.rs.gov.br.