Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Vinicius-Thormann-33.jpg

Prefeitura promove ato de assinatura de contratos de mais 170 habitações populares

Ao todo, 426 famílias foram contempladas no empreendimento MQ4 do programa Minha Casa, Minha Vida
Ao todo, 426 famílias foram contempladas no empreendimento MQ4 do programa Minha Casa, Minha Vida
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

A Prefeitura de Canoas concluiu na manhã desta quinta-feira (7) o processo de formalização da contratação de unidades habitacionais do empreendimento Residencial Macro Quarteirão 4 (MQ4), do bairro Guajuviras. Na ocasião, 170 famílias contempladas no programa Minha Casa, Minha Vida assinaram o contrato de posse do imóvel com a Caixa Econômica Federal.

O evento foi realizado no ginásio do Centro de Assistência Social La Salle, no bairro Niterói, e contou com a participação do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato; da vice-prefeita, Gisele Uequed; e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Moacir Stello.

De acordo com Stello, até o momento já foram entregues 256 unidades e, com a formalização da contratação de hoje, 426 famílias canoenses foram contempladas neste empreendimento, o que representa um marco na política de redução do déficit habitacional do município. “Estamos na reta final da entrega das moradias do MQ4 e esse é um momento muito importante tanto para a administração, que vem se empenhando em reduzir o déficit habitacional, quanto para os beneficiados, que terão um lugar mais digno para suas famílias. Essas 170 casas e sobrados serão entregues aos novos proprietários assim que os trâmites contratuais forem finalizados”, explica.

O prefeito parabenizou as famílias contempladas e arrancou aplausos da platéia ao comunicar que as chaves devem ser entregues na próxima semana. Além disso, Busato se prontificou a garantir a segurança no local para evitar algum tipo de invasão às unidades. “Este é um momento muito emocionante para todos nós, pois estamos proporcionando uma nova vida a cada um dos contemplados, desejo a todas as famílias muitas felicidades e realizações no novo lar”, ressalta.

Em uma fala com emoção, a vice-prefeita, Gisele Uequed, destacou a força das mulheres presentes: “estou muito feliz em poder participar deste momento tão importante na vida dessas famílias, pois estamos falando da realização do sonho da casa própria. E quero parabenizar, principalmente, as mulheres contempladas, guerreiras que batalharam muito para chegar a este momento”, evidenciou.

A doceira e mãe de quatro filhos, Gisele Bade, agradeceu presencialmente ao prefeito e à vice-prefeita por todo o apoio que tem recebido da administração e pelo excelente atendimento que recebeu em diferentes órgãos municipais. “Uma parte da minha casa caiu há algum tempo e precisei da ajuda da assistência social, da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e em todos os locais fui muito bem atendida, por isso, hoje agradeço pessoalmente ao Busato e à Gisele pelo esforço da Prefeitura”, emociona-se. Sobre as expectativas da mudança para o novo lar, ela declara: “já estou preparando a mudança e estou com o coração na mão, muito ansiosa para morar em uma casa que será minha, será o momento mais feliz da minha vida”.

As casas do MQ4 têm área de 48 metros quadrados e os sobrados têm 54,29, distribuídos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A SMDUH realiza um trabalho social com os novos moradores desde o momento em que foram contemplados, abordando temas como saúde, trabalho e organização comunitária. Em abril de 2017, 146 residências foram entregues e, em dezembro, mais 76. No início deste ano, outras 34 famílias receberam as chaves das suas casas. As moradias são destinadas a antigos moradores de reassentamentos ou em situação de risco.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos: