//
Prefeitura realiza ações de prevenção contra dengue e leptospirose
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira/PMC
A Prefeitura de Canoas intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, realizando visitas e inspeções nos imóveis, eliminando focos e criadouros constatados. Além disso, também são realizadas ações fiscalizatórias em locais de alto risco sanitário.
Em relação à leptospirose, houve um aumento no número de casos devido ao alto índice de chuvas e alagamentos e enchentes ocorridas. Essa situação propiciou a exposição das pessoas ao contato com água e lama, decorrente da enchentes e alagamentos, contaminadas com a bactéria que ocasiona a doença. Os ratos são os principais transmissores, contaminando os ambientes com sua urina. Também são realizadas visitas e fiscalizações de imóveis e locais e realizado o controle de roedores nos ambientes onde há notificação e confirmação de casos de pessoas que se infectaram com a leptospirose.
O fenômeno El Niño, que prevalece na região, provoca grande quantidade de chuvas e calor, ambiente que favorece a proliferação de vetores e de alagamentos, aumentando o risco de transmissão de dengue e leptospirose.
Texto: Gustavo Gerlach
Edição: Carina Jung