Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Derli_Colomo_Júnior_0003.jpg

Prefeitura realiza curso de educação no trânsito para professores

A atividade visa qualificar e engajar os professores para serem agentes multiplicadores de comportamentos seguros no trânsito
A atividade visa qualificar e engajar os professores para serem agentes multiplicadores de comportamentos seguros no trânsito
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

A Unidade de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SMTM) realizou na noite da quarta-feira (23) o curso Professores, Multiplicadores na Educação para o Trânsito. A atividade envolveu 37 alunos do curso de magistério do Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas, no bairro Niterói.

O curso, ministrado pelo chefe da Unidade de Educação no Trânsito, Renato Correia de Souza, e pela Psicóloga Perita em Trânsito, Vanessa Cristina Dorneles do Carmo, tem o objetivo de qualificar e engajar os professores para serem agentes multiplicadores de comportamentos seguros e conscientes no trânsito, priorizando a segurança, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade.

Além disso, a atividade ainda visa levar ao corpo docente das escolas públicas e privadas a percepção do trânsito como um espaço de convivência social, e como tal, estudar suas regras para desenvolver junto ao corpo discente relações de respeito mútuo e de cooperação; e contribuir para a redução dos acidentes de trânsito envolvendo os alunos.

De acordo com Correia, essa foi a quinta edição do curso, que é composto por duas partes. Em um primeiro momento, os alunos são estimulados a refletir sobre o que está faltando para atingir o objetivo de ter um trânsito mais seguro e mais humano em Canoas. Na segunda parte, acontece a exposição do conteúdo das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no ensino fundamental. “A nossa intenção é criar condições para que os professores sejam promotores de comportamentos prudentes, conscientizando os alunos como agir enquanto pedestres, ciclistas e passageiros. Objetivamos reduzir em 50% os acidentes com vítimas fatais em Canoas, por isso, desenvolvemos uma série de atividades para atingir esse objetivo”, completa.

Assessoria de Comunicação