Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Vinicius-Thormann-1.jpg

Prevenção de incêndio: projeto da Defesa Civil encerra o ano com 100% das escolas municipais treinadas

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Ao som de sineta e com a presença da Defesa Civil de Canoas, cerca de 600 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thiago Würth, no bairro Mathias Velho, simularam na última quarta-feira (5) a ocorrência de um princípio de incêndio. Com o auxílio dos professores e funcionários, os estudantes foram deslocados para áreas de evacuação determinadas. O treinamento encerrou o projeto da Defesa Civil nas Escolas deste ano, que atingiu todas as instituições de ensino da cidade. 

Ao longo do ano, 39 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 44 EMEFs realizaram a simulação. O trabalho envolveu a participação de cerca de 37 mil estudantes da rede municipal. No Rio Grande do Sul, o projeto da Defesa Civil de Canoas é o único que treina todas as instituições de ensino da cidade. 

“Há muitos anos, a Prefeitura não realizava este trabalho em 100% das escolas municipais. O projeto da Defesa Civil tem a finalidade de implantar métodos de ação em casos de algum tipo de sinistro. Com a preparação adequada dos docentes e discentes, ficamos preparados para agir em caso de alguma tragédia”, explica o secretário especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco.

O projeto de simulação de incêndio nas escolas foi reativado no ano passado pela Prefeitura, depois de dois anos paralisado. Para 2019, a intenção da Defesa Civil é ampliar o leque de instituições  de ensino atingidas. De acordo com Pacheco, as escolas estaduais e particulares podem integrar a lista de locais de ensino contemplados pelo programa de prevenção.