Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/reduzidas_13_10_2023-ENTREGA-DE-PREMIACAO-UBS-IGARA-PAMELLA_MENDES-8.jpg

Previne Brasil: unidades de saúde que mais atingiram metas de atendimento recebem reconhecimento

Unidade de Saúde Igara foi uma das que recebeu o reconhecimento por ter atingido a meta em três indicadores do Previne
Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes/PMC

Gestores e funcionários das unidades de saúde que atingiram as metas de atendimento receberam, nesta sexta-feira (13), medalhas de premiação pelo desempenho. As entregas foram realizadas pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como uma forma de reconhecimento pelo trabalho, que contribuiu para que a cidade alcançasse o 1º lugar no ranking do programa “Previne Brasil” entre os municípios acima de 300 mil habitantes.

A Unidade de Saúde Igara foi uma das que recebeu o reconhecimento por ter atingido a meta em três indicadores do Previne. “É muito satisfatório ter alcançado esse resultado e receber o reconhecimento por todo o trabalho realizado pela nossa equipe. É um grupo que já está trabalhando há bastante tempo e sempre que recebemos novas diretrizes e normas o pessoal abraça tudo e dá o melhor”, relatou o gestor da unidade, Gonzalo Alejandro Pacheco.

“É uma forma de reconhecer esse ótimo trabalho realizado pelas equipes das nossas unidades de saúde. Todo esse esforço garantiu um grande desempenho no ranking do Previne, o que trará ao município importantes repasses financeiros, que sem dúvidas nos ajudarão a qualificar ainda mais o atendimento e os nossos serviços”, destacou a diretora de Atenção Básica, Tania Otto da Silva.

Previne Brasil

Canoas atingiu o primeiro lugar entre os municípios acima de 300 mil habitantes no ranking estadual do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, com 8,3 de pontuação. Com os resultados dos indicadores, o município passará a receber 94% do financiamento que o Ministério da Saúde disponibiliza às políticas de Atenção Básica. Até dezembro de 2022, a cidade recebia apenas 62% do total dos recursos.

O ranking qualifica sete indicadores que compõem a nota e, na avaliação do segundo quadrimestre, Canoas alcançou indicadores positivos nas coberturas de pré-natal, vacinas, acompanhamento a hipertensos e diabéticos. O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.

Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC