Quem vê a cachorrinha Atena alegre no colo dos novos tutores, saudável e bem alimentada, nem imagina que ela passou por maus tratos antes de ganhar um lar. Ela foi encontrada em dezembro de 2022 pelo Corpo de Bombeiros, amarrada em um matagal no bairro Rio Branco, em Canoas. Ela foi levada até a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA), onde ficou por mais de um ano. Nesta segunda-feira (8), o comerciário Luís Henrique Lacerda e a dona de casa Débora Lacerda foram visitar o local e se encantaram pela mistura de vira-lata com pitbull.
A adoção de Atena foi a primeira intermediada pela SMBEA em 2024. A cadela foi batizada pela equipe do local como Mesclada, mas ganhou o novo nome em seu lar. “Porque ela é guerreira, como a deusa Atena da mitologia grega”, explica Luís Henrique. Débora relata que foi amor à primeira vista. “Eu bati o olho nela e já gostei. Na hora, eu disse: ‘vai ser ela que a gente vai tirar do sofrimento. Vamos dar o amor e o carinho que ela merece’”, relembra
Cuidado na SMBEA
O casal Débora e Luís Henrique ficou sabendo, através da indicação de um familiar, que a SMBEA garante a castração e as vacinas de todos os animais adotados lá. Por isso, optaram por ir até o espaço e dar novo lar a um cachorro. Além disso, Atena também recebeu atendimento veterinário quando foi resgatada. “Ela chegou com as orelhas cortadas de forma incorreta, visivelmente de forma caseira”, relata a bióloga Renata Gautier. Mesmo feito por um profissional, o procedimento é considerado crime desde 2020. A cadela também recebeu tratamento para curar um ferimento causado por miíase, uma infestação causada por larvas de moscas que se alimentam de tecido vivo.
“Para nós, é gratificante realizar doações como essa, que dão uma nova chance de vida para animais adultos que passaram por situações de maus tratos, como é o caso da Atena. Esperamos que essa adoção inspire muitas outras pessoas a fazerem o mesmo”, afirma o secretário de Bem-Estar Animal, Paulo Facio.
Como adotar
Atualmente, a SMBEA tem cerca de 140 animais albergados (entre cães e gatos) disponíveis para adoção. São realizadas feiras de adoção divulgadas sempre nas redes sociais da Prefeitura. A secretaria também está aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A sede está localizada na avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara. O telefone para entrar em contato com o serviço é (51) 99138-5613.
Para a adoção, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e responder um formulário de entrevista. O questionário destaca o interesse e perfil do adotante, se a pessoa tem outros animais e se mora em casa ou apartamento. A adoção deve ser responsável: o interessado deve levar um animal apenas se tiver real condição e interesse de mantê-lo, com estrutura e espaço físico adequados.
Texto: Bettina Gehm
Edição: Valéria Deluca