Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/WhatsApp-Image-2022-08-12-at-18.00.27.jpeg

Primeira Infância: coordenadores dos CRAS e CREAS e da Secretaria da Cidadania visitam maternidade do HU

Os coordenadores do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência em Especialidade de Assistência Social (CREAS) e integrantes da Secretaria da Cidadania visitaram, na manhã desta sexta-feira (12), a maternidade do Hospital Universitário (HU). O objetivo foi de conhecer de perto as estruturas oferecidas à gestantes e puérperas, desde a chegada para o atendimento inicial, triagem, consulta e internação.

A coordenadora do CRAS Nordeste, Maria José Vargas, destaca que a ideia é levar esses conhecimentos para dentro das instituições. “A importância desses pilares nos primeiros anos de vida da estrutura infantil é muito considerável. Termos vindo aqui, nos dá uma visão maior do atendimento e as necessidades das gestantes. Vamos levar pra dentro do Cras esse conhecimento e repassar para as assistentes sociais”.

O coordenador do CREAS, Rodrigo Gonçalves Leites, fala sobre a relevância do Centro Obstétrico de Alto Risco da maternidade. “O atendimento de qualidade concretiza a ideia de que oferecer um serviço voltado às famílias, com a estrutura qualificada para acolhida da mulher e da família dela, são muito importantes para esse momento”.

“A visita para assistência social ajuda a desmistificar o parto e a instruir gestantes que não acessam a saúde. Estas acabam buscando atendimento nos CRAS e CREAS, que oferece o direcionamento correto para as mães, no acompanhamento do pré-natal e parto, além de orientar que elas busquem atendimento no HU, onde tem uma infraestrutura completa para as grávidas”, destacou Vanessa Rehermann, assistente social da Secretaria de Cidadania, representante do Grupo Técnico Municipal do PIM/Criança Feliz.

A enfermeira Anne Mariá Martins, do ambulatório de pré-natal de alto risco do HU, destacou a importância desse atendimento. “O pré-natal detecta toda e qualquer doença durante a gestação, com ele podemos oferecer o cuidado necessário à mãe e bebê no pré e pós-parto”.

Primeira Infância
O mês da Primeira Infância traz essa transversalidade dentro do programa que engloba diversas secretarias do município como Cidadania, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Transportes e Mobilidade.

A elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) prioriza o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. As ações têm o olhar direcionado às necessidades dos pequenos.

A programação do mês da Primeira Infância segue com atividades até o dia 27 de agosto.

Escritório de Comunicação PMC