Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/RED-15.03.2024-FEIRÃO-ESTÁGIOS-E-JOVEM-APRENDIZ-JADER-RODRIGUES-12.jpg

Primeira Semana do Emprego de Canoas totaliza quase 2.500 entrevistas

Mais de 400 jovens passsaram pelo Feirão de Emprego para Jovem Aprendiz e estágios.
Download Imagem Original

Foto: Jader Rodrigues/PMC

Com 15 anos, Manuela Vargas de Carvalho foi até o Feirão de Emprego, nesta sexta-feira (15) procurando uma vaga no programa Jovem Aprendiz. A aluna de Ensino Médio passou pelas cinco empresas presentes no evento em busca de trabalho especialmente na área administrativa. Assim como ela, 403 jovens estiveram no espaço da Estação Canoas da Trensurb, o que gerou 1.082 atendimentos.
A ação voltada aos jovens fez parte da programação da 1ª Semana do Emprego, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI). Entre terça e quinta-feira, o Feirão do Emprego encaminhou 1.390 entrevistas. Somados, o número de atendimentos da semana chegou a 2.482.

“Encerramos essa semana de forma muito exitosa. Nós fechamos a semana com em torno de 2.500 atendimentos, com a participação de 22 empresas. Isso é muito significativo!”, avaliou o titular da SMDETI, Marcus Vinicius Machado, Quinho. Ele também destacou a inovação com a realização do primeiro feirão específico para Jovem Aprendiz e estágios. “São menores, jovens entrando no mercado de trabalho. Assim também criamos a cultura das organizações de acolhê-los em um projeto em parceria com a Prefeitura. Ainda tivemos a presença do prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques em alguns momentos, que pôde constatar toda a grandeza desse resultado do Feirão. Assim, nós entendemos que foi um sucesso absoluto”, concluiu.

Com a oferta de 10 vagas efetivas, além de 29 para Pessoas com Deficiência (PCDs) e cinco para estágios em diversas áreas, a GP Pneus acredita que o evento é uma forma de chegar perto do público, que muitas vezes não tem acesso à internet ou computador para se candidatar a uma vaga de forma virtual. “Mas são pessoas que também são qualificadas e que precisamos dar uma oportunidade. Então, identificamos que seria necessário vir”, afirmou analista de RH da empresa, Franciele Guimarães. Conforme ela, há intenção de aderir ao Jovem Aprendiz e, por isso, recolheram currículos para o banco de dados.

Esse contato com o público também foi destacado pela analista de RH da NX Negócios, Sabrina Koetz. “O nosso processo de seleção é todo online e muitas vezes as pessoas não têm o acesso à internet e não conseguem chegar às nossas redes. Aqui nós conseguimos alcançar um público que muitas vezes não está no nosso arquivo”, explicou. A empresa de Novo Hamburgo ofereceu 10 oportunidades pelo Jovem Aprendiz, bem como 150 para especialistas, em setores como atração e seleção e auditoria.

Além das empresas que ofertaram vagas, três universidades e seis empresas prestaram serviços à população, como o SESI, o sistema SEST/Senat, o Procon e a Secretaria da Saúde. “Nós tivemos também, em alguns dias, a presença do Sistema Nacional de Emprego (SINE), ofertando empregos”, explicou o secretário adjunto ad SMDETI Vinicius Rabaioli.

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes