//
Primeiro Dia D da Saúde para as mulheres realiza mais de 1.600 atendimentos nesse sábado

Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira
Um dia dedicado às canoenses. Assim foi esse sábado (11) em todas as Unidades de Saúde da cidade, que abriram das 8h às 17h para realizar um Dia D especialmente para elas. O resultado da ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em alusão ao Mês da Mulher, foi de 1.621 atendimentos e a realização de 187 testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Marlene Beck, de 67 anos, foi uma das que aproveitou o dia para cuidar da saúde. A moradora do bairro Fátima ficou sabendo da ação através de suas amigas e não perdeu a chance. “Assim que soube, já me programei para vir. É muito bom ações como essa, até porque não são todos que podem vir ao longo da semana por causa do trabalho. E presentear as mulheres disponibilizando saúde é perfeito. Estão de parabéns”.

Segundo o secretário da SMS, Aristeu Ismailow, o objetivo era esse mesmo. “Queremos que neste Mês da Mulher ofertar saúde e prevenção para as canoenses. Sabemos que muitas trabalham de segunda a sexta-feira, por isso a realização do Dia D durante todo o sábado e em todas as Unidades de Saúde. Neste ano temos a novidade de realizar, pela primeira vez, dois Dias D especialmente para as mulheres. Dia 25 é o próximo”, destaca.
Entre os 1.621 atendimentos, estão a realização de 630 consultas médicas, 317 consulta odontológicas,
412 coletas para exame preventivo de colo do útero e 262 acolhimentos. Além das Unidades de Saúde, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM) também funcionaram das 8h às 17h.

Próximo Dia D para as Mulheres
Se alguma canoense perdeu esta oportunidade é só marcar na agenda que no dia 25 de março a mesma ação da SMS vai se repetir, disponibilizando os mesmos serviços e atendimentos. Será novamente em um sábado e todas as Unidades de Saúde estarão mobilizadas.
Horário estendido de segunda a sexta-feira
A ampliação na oferta de serviços de saúde não para. De segunda a sexta-feira, todas as unidades estão funcionando em horário estendido, das 17h às 19h, exclusivamente para atender as mulheres na realização de testes rápidos e para agendamento e coleta de exames citopatológicos, entre outros atendimentos.
Confira abaixo mais detalhes da ação:
Segunda a sexta-feira (a partir de 08 de março):
– Coleta e agendamento para realização de exame citopatológico (CP) com turno estendido
Unidades que participam da ação de 08 a 15/03:
US Praça América (NO)
US Estância Velha (NE)
US Guajuviras (NE)
US União (NO)
US Niterói (SE)
US Mato Grande (SO)
Unidades que participam da ação de 16 a 23/03:
US Cerne (NO)
US Harmonia (NO)
US CAIC (NE)
US São Vicente (NE)
US Niterói (SE)
US Mato Grande (SO)
Unidades que participam da ação de 24 a 31/03
US Cerne (NO)
US Harmonia (NO)
US Praça América (NO)
US União (NO)
US CAIC (NE)
US São Vicente (NE)
US Estância Velha (NE)
US Guajuviras (NE)
US Niterói (SE)
US Mato Grande (SO)
Texto: Alan Cardoso – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC