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Procon Canoas divulga balanço do primeiro semestre do ano

Mais de 5 mil atendimentos presenciais foram realizados nos seis primeiros meses de 2018
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Foto: Vinicius Thormann

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Canoas (Procon) divulgou mais um balanço semestral dos atendimentos e taxas de resolução das queixas registradas na unidade. Com a função de defender os direitos do consumidor, através de processos administrativos, o Procon atua em relações de consumo, realizando dezenas de atendimentos diários, além de consultas via e-mails, telefones, acompanhamentos de processos em andamento, fiscalizações em estabelecimentos, entre outros.

De janeiro a junho de 2018, o órgão registrou 5.512 atendimentos presenciais.

O índice de resolução das demandas, ainda no primeiro contato, chegou a 92,5%. 7,5% dos casos transformaram-se em Investigação Preliminar ou Processos Administrativos.

No quadro abaixo, é possível verificar os dados das cinco empresas mais reclamadas.

Dentre as empresas com mais queixas estão as fornecedoras de serviços essenciais como telefonia e energia elétrica. Contudo, a taxa de resolução entre as 5 maiores reclamadas ficou superior a 96%, chegando a 99% em um dos casos.

Como reclamar

O consumidor deverá comparecer pessoalmente na sede do Procon Canoas portando o seu RG, CPF, comprovante de residência no próprio nome ou declaração de que reside no local, além dos documentos referentes à reclamação (nota fiscal, contrato, fatura, ordem de serviço, e-mails).

Caso o reclamante não possa comparecer pessoalmente, é possível enviar um representante, desde que esteja com uma procuração reconhecida em cartório.

Confira os endereços:

– Sede Procon
Rua Gonçalves Dias, 88, sala 1 – Centro
Telefone: 3236.2051, 3236.2052 e 3236.2053
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia

– Posto Mathias Velho
Centro de Esporte e Lazer – Avenida Rio Grande do Sul, 1790
Telefone: 3476.4582
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sem fechar ao meio dia

– Posto Guajuviras
Avenida Dezessete de Abril, 1110
Telefone: 3478.1879
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sem fechar ao meio dia

Assessoria de Comunicação

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