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Procon Canoas divulga ranking de setores que mais causam reclamações

A divulgação da lista ocorre na semana que lembra o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março
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Foto: Cristiano Junior

O Dia Mundial do Consumidor foi comemorado no último domingo (15) e, na mesma semana, o Procon Canoas divulgou o ranking de setores que mais geram reclamações na cidade. Atualmente, o órgão resolve mais de 95% das ocorrências para as quais é acionado.

A liderança do ranking de reclamações fica com os serviços essenciais. De acordo com o órgão municipal, embora neste item o setor de telefonia seja bastante lembrado, empresas de fornecimento de água e luz também compõem este grupo que lidera os registros de atendimento. Em segundo lugar vêm as empresas ligadas a assuntos financeiros. Com o aumento da quantidade de empresas financeiras que oferecem contratos consignados e renegociações de dívidas, muitos clientes procuram o Procon para relatar irregularidades nas práticas durante estas contratações. Aposentados e idosos no geral são o perfil de cliente mais afetado neste nicho.

Na terceira posição, estão os atendimentos ligados a reclamações sobre produtos. Entram nesse grupo tanto assuntos relacionados a problemas com garantia quanto solicitações de reparos em mercadorias novas.

Já o quarto lugar é ocupado por serviços privados. É nesta categoria que estão, por exemplo, contratos de televisão por assinatura e de cursos. São aquelas situações em que os contratos são formulados de uma forma irregular, o que acaba prejudicando o cliente, ou em que o contratante sequer tem a oportunidade de ler a íntegra do documento.

A quinta posição é ocupada por serviços de saúde. Nesta categoria de registros de atendimento, estão temas ligados a produtos alimentícios vencidos, medicamentos e também qualidade do serviço prestado por planos de Saúde.

Neste ano, o número de atendimentos do Procon Canoas registrou alta em relação ao mesmo período de 2019. Entre janeiro e fevereiro de 2020 foram registrados 1877 atendimentos e 201 notificações. No mesmo período, no ano anterior, foram 1792 atendimentos e 162 notificações.

Assessoria de Comunicação