Na manhã desta quarta-feira (14), equipes do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), órgão vinculado ao Procon de Canoas, realizaram a 1ª Oficina de Educação Financeira para os servidores públicos canoenses, na sede da Secretaria da Segurança Pública.
Ao longo do ano, as equipes de educação do NAS realizaram oficinas para estudantes e idosos e, hoje, 33 agentes públicos da área da Segurança participaram do curso. A ideia é que a qualificação seja oferecida para os servidores de todas as secretarias a partir de janeiro de 2023.
Conforme o coordenador da Equipe de Educação do NAS, Jorge Marcelo Wohlgemuth, os funcionários aprendem sobre a importância da relação com o dinheiro para se ter uma melhor qualidade de vida.
“Nós enfatizamos que as pessoas precisam saber se relacionar com o dinheiro porque, além de ele estar presente no nosso dia a dia, quem gerencia melhor seus recursos têm mais escolhas. Além disso, trabalhamos a importância do orçamento doméstico, as categorias de despesas, os conceitos de renda, conceitos de poupança, investimentos e endividamentos.”
Segundo educador financeiro do NAS, Claudio Roberto Junior, a oficina traz jogos que simulam gastos com diferentes tipos de renda para abordar a importância da elaboração de um orçamento pessoal e uso responsável de cartões de crédito.
“Muitas pessoas não sabem como é fácil se endividar com o cartão de crédito e empréstimos consignados, e também como as taxas cobradas pelos serviços interferem no orçamento pessoal. Os dados mostram que as pessoas estão cada vez mais endividadas e com problemas relativos às finanças, e o objetivo do NAS Educação é contribuir para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida através de uma vida financeira organizada”, afirmou.
O comandante da Guarda Municipal (GM) Eder Martini é um dos servidores que estavam presentes na oficina. Martini destaca a relevância de aprender formas de planejar gastos e como não gastar mais do que se ganha.
“É interessante e importante ter acesso a esse tipo de informação, pois o funcionário público tem muita facilidade para conseguir empréstimos e financiamentos e, por mais que muitos funcionários públicos tenham salário e estabilidade, acabam prejudicando seu orçamento por não ter o conhecimento necessário para administrar seus ganhos e organizar seus gastos.”
Além de dicas de educação financeira, os servidores entendem como funciona o NAS e como podem buscar ajuda para organizar sua situação financeira.
Núcleo de Apoio ao Superendividado
O NAS é formado por duas equipes: Equipe Acolhimento, que faz o primeiro atendimento para entender os motivos do endividamento e prestar orientações, e a Equipe Educação, que atua na prevenção por meio de atividades nas escolas e comunidades. O objetivo é o de promover campanhas educativas, visando à obtenção de crédito de modo consciente e responsável pelo consumidor.
Os interessados em buscar o serviço podem se dirigir ao Procon de Canoas e aos Centros de Acessos aos Direitos (CAD), localizados nos bairros Guajuviras, Mathias Velho e Niterói. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, por ordem de chegada. Veja os endereços e contatos:
Procon Canoas
Rua General Salustiano, 142 – bairro Marechal Rondon
E-mail: nasprocon@canoas.rs.gov.br
Telefone: (51) 3236-2052
Centro de Acessos aos Direitos (CAD) Guajuviras
Rua 17 de Abril, 1190 – bairro Guajuviras
Centro de Acessos aos Direitos (CAD) Mathias Velho
Rua Santa Catarina, 3420 (esquina com Cruz Alta) – bairro Mathias Velho
Centro de Acessos aos Direitos (CAD) Niterói
Rua Barão do Rio Branco, 91 (esquina com a Rua Tamoio) – bairro Niterói