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Procon de Canoas alerta consumidores sobre o Programa de Olho na Validade
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Foto: Divulgação
Com objetivo de garantir o direito dos consumidores do município, o Procon de Canoas reforça as regras que compõem o Programa de Olho na Validade. A campanha educativa tem o propósito de garantir que os clientes que encontrarem produtos alimentícios vencidos em estabelecimentos recebam gratuitamente uma unidade do produto dentro do prazo de validade. A iniciativa é desenvolvida pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), Procon-RS e lojas supermercadistas conveniadas.
Além disso, o projeto tem a finalidade de incentivar supermercadistas e fornecedores a adotarem regras e procedimentos padronizados, que podem ser conferidos ao final da matéria. A diretora do Procon Canoas, Taís Marques, destaca a importância do programa, uma vez que o consumidor passa a ser fiscal da validade dos produtos. “No momento que ele encontra um produto vencido, ele apresenta no caixa e terá o mesmo produto de forma gratuita, sendo uma forma de harmonizar a relação de consumo”, explica.
Como denunciar?
As denúncias de produtos vencidos em estabelecimentos de Canoas poderão ser encaminhadas à fiscalização do Procon pelo Whatsapp (51) 99149-0991.
Confira as regras do Programa de Olho na Validade:
– Se a loja não possuir naquele momento um produto alimentício idêntico, o consumidor receberá um produto da mesma espécie (de igual valor).
– Se não houver um produto da mesma espécie, o consumidor deverá escolher um produto alimentício da mesma seção (do que estava vencido). Se o valor for superior ao valor do produto vendido, o consumidor arcará com a diferença.
– O consumidor não poderá receber crédito no valor correspondente ao produto alimentício vencido.
– O consumidor receberá gratuitamente uma unidade de produto alimentício equivalente a cada lote de produto vencido.
– Para efetuar a troca do produto alimentício, o consumidor deverá informar o número do seu CPF para emissão de cupom fiscal.
– Esta medida é válida para os produtos alimentícios que forem encontrados na área de vendas e antes de passar pelo caixa.
– Caso tenha passado pelo caixa, o Código de Defesa do Consumidor garante seu direito.
Texto – Everton Calbar – PMC
Edição – Carina Jung – PMC