Notícias

//

Procon de Canoas fiscaliza postos com anúncio de preços de combustível diferente aos da bomba

O Procon de Canoas está fiscalizando postos de combustíveis que divulgam nas placas luminosas o preço da gasolina ou do etanol conferido a quem utiliza determinados aplicativos de pagamento, como o app próprio de determinadas bandeiras ou os de cashback, em que o usuário recebe de volta determinada parcela do valor da compra.

A tática leva muitos consumidores a acreditar que o valor exposto na placa é o preço final do litro na bomba. “Muitos motoristas acabam sendo atraídos pelo preço promocional, mas na hora de efetuar o pagamento, são surpreendidos pela informação de que aquele valor contempla apenas usuários de determinados aplicativos. Assim, quem paga em dinheiro ou de outra forma, acaba pagando um valor diferente do anunciado, sem o desconto”, explica a diretora do Procon, Tais Marques.

Propaganda enganosa

Segundo o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, essa prática é proibida, uma vez que caracteriza publicidade enganosa, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. “A informação sobre os preços praticados deve ser clara e adequada aos consumidores, para que tenham ciência de quanto vão pagar pelo combustível antes de abastecer. Portanto, anunciar um valor que induz ao erro ou gera dúvidas, é uma infração ao direito do consumidor”, explica o delegado Emerson.

Quem flagrar essa prática em algum posto de combustível deve realizar uma denúncia ao Procon através do WhatsApp (51) 9914-90991 ou pelo e-mail procon.fiscal@canoas.rs.gov.br.

Escritório de Comunicação - PMC