Os serviços financeiros lideram a lista de reclamações do Procon em Canoas. Desde o início do ano até essa terça-feira (10), foram registradas 68 queixas envolvendo o tema. As demandas de cartões de crédito e consignado estão em segundo lugar. Telefonia móvel vem em seguida, acompanhada de internet móvel e internet fixa. Ar condicionado e ventilador também estão entre as queixas dos canoenses. As reclamações variam entre a qualidade do produto que está em garantia e a não entrega.
Do dia 1º de janeiro até esta terça-feira, o Procon de Canoas registrou 725 atendimentos, sendo 208 presenciais, 409 ligações telefônicas e 108 e-mails. O dia que registrou maior movimento foi nessa segunda-feira (09), com 51 atendimentos presenciais. A título de comparação, em 2022, o dia que registrou o maior fluxo realizou 40 atendimentos, representando um aumento de 27,5% na demanda em apenas um único dia.
A diretora do Procon Canoas, Taís Marques, acredita que o aumento da procura tem a ver com as férias dos consumidores e destaca que os idosos são os que mais buscam orientações. “Essa faixa etária costuma ter bastante problema com empréstimos e cartões não autorizados, mas também atendemos relações de consumos referentes a produtos não entregues, serviços essenciais, qualquer problema que seja de intuito abusivo que os fornecedores praticam com os consumidores. Esse aumento no fluxo mostra que os canoenses deixaram para resolver nesta semana suas pendências e também buscar seus direitos no Procon”, explica.
Além disso, produtos como piscina, bicicleta, artigos esportivos, materiais de construção, ferramentas, móveis, colchões, veículos, água, energia e gás também estão entre as reclamações.
Ainda segundo Taís, quando o consumidor busca algum tipo de informação através de ligação telefônica, as equipes orientam o cidadão a procurar a unidade de atendimento do Procon mais próxima da sua residência, que funciona junto aos Centros de Acesso aos Direitos (CADs), facilitando assim, a busca pelos seus direitos.
Mediação
Durante a reclamação do consumidor no Procon, as equipes que realizam o atendimento buscam a conciliação através de contato com a empresa, por telefone ou e-mail. Quando não há a resolução do problema, é instaurada uma notificação e, caso não seja resolvida pela empresa, resulta na instauração de um processo administrativo que poderá gerar multa por infração ao Código de Defesa do Consumidor.
O aposentado Celso dos Reis, 69 anos, está na etapa final do seu atendimento e aproveitou para registrar mais ocorrências de cobranças indevidas na sua fatura nesta terça-feira. “Eu fui orientado a fazer a reclamação e voltar em 90 dias para ver como está a minha situação. Mesmo eu tendo feito o registro, há meses atrás, na minha fatura continua sendo cobrado gastos de compras que eu não fiz em um mercado da região”, relata.
Black Friday
Conforme a diretora do Procon, não há reclamações sobre produtos da Black Friday. O consumidor tem até 90 dias para reclamar no Procon.
Onde reclamar
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Canoas é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. Está localizado na Rua General Salustiano, nº 142, Bairro Marechal Rondon. Conforme o Decreto Municipal, os atendimentos presenciais funcionarão em horários reduzidos nas segundas e sextas-feiras. Na segunda, será a partir do meio-dia até às 17h30, e na sexta-feira, das 8h30 às 14h. Nos outros dias, de terça a quinta, o atendimento será das 8h30 às 17h30.
Para realizar uma denúncia de fiscalização, o consumidor deve entrar em contato através do WhatsApp: (51) 9149-0991.
Confira as sedes descentralizadas do Procon
— Unidade Guajuviras, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 1.110.
— Unidade Mathias Velho, na Rua Santa Catarina, nº 3420 (esquina Cruz Alta).
— Unidade Niterói, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 91 (esquina Tamoio).