Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/WhatsApp-Image-2023-07-24-at-16.12.04-1.jpeg

Professores da Unilasalle realizam ação social no Canoas Solidária

Download Imagem Original

Foto: Divulgação

A Universidade La Salle (Unilasalle) realiza uma ação social no programa Canoas Solidária, com a participação de 100 docentes na área de formação pedagógica. A ação, promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da instituição em parceria com a Prefeitura de Canoas, tem o objetivo de desenvolver as competências dos professores em sala de aula.

Na ação, os docentes têm a oportunidade de compreender a realidade social da população em situação de rua, produzir a alimentação e fazer a entrega aos acolhidos à noite. Eles estão divididos em quatro grupos de trabalho, com 50 profissionais em cada.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Souza, a ação é importante para proporcionar aos docentes características diferenciadas, através de situações inovadoras, diferente daquilo que é praticado tradicionalmente. “Esse tipo de ação é capaz de fazer o professor atuar de forma reflexiva, crítica e competente, no âmbito de sua disciplina, dando sentido e significado, tratando a educação como um espaço de construção e transformação social”, destacou.

Todos os anos a Unilasalle promove no início de cada semestre letivo uma formação docente, promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição e envolve a Reitoria, a Pró-Reitoria Acadêmica, a Diretoria de Extensão de Graduação, Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu, Assessores de Inovação e Pedagógica e Coordenação EAD.

“Na formação o objetivo é desenvolvermos as competências dos professores embasados na narrativa do aprender fazendo, que é uma narrativa que nós também utilizamos com os nossos alunos. Na proposta deste ano em conjunto com a Prefeitura, os grupos de professores produziram e entregaram os alimentos para as pessoas em situação de rua. E hoje, vamos nos reunir para discutir os aprendizados em relação ao trabalho em equipe, ao aprender pela prática, liderança e a importância do nosso trabalho com a comunidade”, salientou a diretora de Graduação da Unilasalle, Cristiele Magalhães Ribeiro.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com os demais órgãos da Administração Municipal, é responsável pelo Canoas Solidária, que acolhe pessoas em situação de rua e seus animais de estimação durante o inverno. As equipes da Prefeitura seguem fazendo rondas com o objetivo de conduzir os desabrigados. A população que encontrar pessoas em situação de rua pode informar pelos telefones: (51) 3472-7122, (51) 98255-0650 e (51) 98255-0310.

Escritório de Comunicação - Ecom