Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-21-at-17.55.13-1.jpeg

Profissionais de saúde recebem informações para identificar sinais de Alzheimer em pacientes

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira - PMC

Agentes de saúde de Canoas participaram, nesta quinta-feira (21), de uma palestra alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer. A atividade, organizada pelo Centro de Referência do Idoso (CRI) e pela Coordenadoria da pessoa idosa, foi ministrada pela fisioterapeuta do CRI, Nathalia Silva de Oliveira, que destacou a importância de os profissionais das unidades de saúde, que circulam pelos territórios, terem a compreensão sobre os sinais iniciais da doença.

“Com a identificação de alguns sinais, como por exemplo, um paciente que relata ter esquecido de tomar a medicação para pressão e, em uma próxima visita, a pressão dele segue alterada, pode ser que esteja esquecendo constantemente de se medicar. Além disso, o agente pode perceber que o paciente esbarra em algum móvel, perdendo senso de espaço ou relata insônia constante. Esses podem ser alguns sinais relevantes que devem motivar o encaminhamento do paciente para uma consulta com geriatra na unidade de saúde”, destacou Nathália.

De acordo com a coordenadora do CRI, Fabiana Moretti, multiplicar as informações sobre prevenção e sinais da patologia facilitará diagnósticos. “Os agentes são aqueles que frequentemente estão com usuários, e informá-los sobre como identificar sinais vai garantir que o diagnóstico e o tratamento sejam rápidos”, comentou.

Já a secretária especial da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Carmen Marin, enfatiza que, embora a doença seja muito conhecida, ainda há dificuldades da família em reconhecer e manejar idosos acometidos pela patologia. “Em Canoas, contamos com dois equipamentos fundamentais de apoio, a UPA do Idoso e o Centro de Referência em Saúde do Idoso, que trabalham articulados com as unidades básicas e toda a rede de proteção, que é multiprofissional, passando pelas áreas da assistência social, do esporte, de direitos humanos, dentre outros”, enfatizou.

Espaços de apoio em Canoas

Centro de Referência do Idoso (CRI)
Av. Guilherme Schell, 6184 – prédio dos fundos
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h

UPA do Idoso
R. José de Alencar, s/nº
Atendimento de segunda a sábado, das 7h às 19h

Texto: Andréa Sommer – PMC
Edição: Carina Jung – PMC