O Programa Canoas + Saúde realizou neste sábado (23), durante o Prefeitura na Rua (PNR), seu atendimento de número cinco mil. Ao todo, foram 60 canoenses que procuraram a ferramenta de participação neste sábado para atualizar suas demandas de consultas, exames e cirurgias.
“Eu fiquei sabendo do programa através da divulgação do carro de som, que passou anunciando na sexta. Além disso, eu já havia pego, durante a semana, o papel para encaminhamento para fazer ligamento. Aí eu vim aqui para agilizar e eu acho que vai dar tudo certo! O atendimento foi ótimo, as meninas me trataram muito bem”, comentou Carina Borges, moradora do bairro Mathias Velho, que foi o atendimento de número cinco mil do Canoas + Saúde.
Durante o PNR, o prefeito municipal, Jairo Jorge, anunciou algumas ações para a saúde do município para as próximas semanas. Dentre elas, um processo facilitado para exames simples e também um novo sistema de agendamentos via WhatsApp.
“Nós vamos mudar a sistemática dos exames mais simples, como por exemplo exame de sangue, exame de urina e raio-x, pois antigamente a pessoa entrava na consulta, o médico marcava e a pessoa já saía com o exame marcado. Agora não, agora ela entra em duas filas, uma para consulta e outra para exame, nós vamos acabar com isso. Além disso, vamos implantar um novo sistema, parecido com o tele agendamento, só que melhor, através do WhatsApp”, destacou o prefeito.
Sobre o Canoas + Saúde
Durante a semana, seis espaços são disponibilizados para atender os usuários do sistema de saúde: Subprefeituras, Central Canoas Mais Saúde, na Estação Canoas e Ouvidoria da Saúde, sempre das 8h às 18h. Aos sábados, das 9h às 12h, as atualizações podem ser feitas no Prefeitura na Rua.
Para efetuar a atualização das demandas, os canoenses devem ir até um dos pontos de atendimento, levando documento com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS e comprovante do encaminhamento médico (se possuir). O não comparecimento para a atualização levará à inativação do usuário na Central de Regulação do município.
Pessoas acamadas ou com impossibilidade física de locomoção devem informar sua UBS de referência para que possam receber a visita de um agente de saúde, que atualizará suas demandas. Outra alternativa é solicitar que um familiar ou responsável compareça em algum dos pontos de atendimento com a documentação original do paciente.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Larissa Schreiber – PMC