Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/RED-01-11-2023-ENTREGA-DE-MATERIAIS-DA-URBAN-NA-EMEI-ROSANGELA-LANZONI-THIAGO-GUIMARAES-2.jpg

Programa Cria na Paz estimula o combate à violência contra as crianças

Campanha realizada nas escolas de educação infantil busca interromper o ciclo de agressões que prejudica o desenvolvimento das crianças
Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães/PMC

O programa Cria na Paz, vinculado à Urban 95, está realizando a entrega de materiais personalizados da iniciativa para as escolas de educação infantil de Canoas. A proposta é interromper o ciclo de violência doméstica contra as crianças e unir esforços para o combate às agressões físicas, gritos, castigos e humilhações, que prejudicam o desenvolvimento de qualquer ser humano.

O slogan “Respira e conta até cinco” está estampado nos materiais visuais da campanha. “Nas horas de refeição, quando as crianças estiverem com o babador, a mensagem funciona como forma de gatilho para interromper o ato da violência que pode ocorrer neste momento específico”, explicou a servidora Juliana Silva, membro do Comitê da Primeira Infância de Canoas.

A EMEI Rosângela Cunha Lanzoni recebeu camisetas para professoras, babadores para bebês, bottons e um “panão” para privilegiar o brincar livre das crianças, além da placa que oficializa a participação no projeto. “É um projeto muito bacana, que nos traz uma importante mensagem sobre os cuidados com as crianças. Acho fundamental termos iniciativas como essa, que ajudem a garantir o bem-estar dos nossos pequenos”, relatou a diretora da EMEI, Juliane Santos.

Cria na Paz

Em Canoas, o programa é implementado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Unidade de Gestão do Cuidado. Dentre as ações, são realizadas rodas de conversas com as famílias sobre parentalidade positiva, encaminhamento semanal de vídeos para as famílias e formações continuadas para professoras, entre outras atividades.

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung