Notícias

//

Programa Gerações de Canoas é apresentado como destaque no Fórum Social Mundial

Sediado em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial Temático de 2019 tem como foco a população idosa, pessoas com deficiência e diversidades. Na última terça-feira (29), representantes da Prefeitura de Canoas apresentaram na Assembleia Legislativa do Estado as políticas públicas do município voltadas aos idosos. O grande destaque do seminário foi o Programa Gerações, que teve sua primeira edição em 2018.
Apresentado pela coordenadora da Central do Idoso, Camila Ferreira, o painel iniciou com uma reflexão sobre a velhice e com dados sobre envelhecimento populacional nos próximos anos, que aponta para um aumento no número absoluto de idosos. O Programa Gerações foi destaque no seminário, uma vez que obteve grande sucesso em sua primeira edição, em 2018, e já tem a segunda turma formada, cujas aulas iniciam em março.
Camila salientou que o Gerações é uma iniciativa inédita no país, que visa proporcionar capacitações gratuitas para idosos, além de novas experiências e oportunidade de geração de renda, uma vez que os participantes recebem uma bolsa auxílio de R$ 727 por mês. “É preciso ressaltar que o Programa mudou a vida dos 60 idosos que participaram da primeira edição. Como o foco é resgatar a autoestima do idoso, o conhecimento e a reinserção social e no mercado de trabalho, eles se sentiram mais valorizados, úteis e conseguiram manter uma rede de convivência”, explica.
Sobre a participação no Fórum Social Mundial, Camila pondera que é um excelente espaço para trocar ideias e pensar em políticas de sustentabilidade do envelhecimento. “Multiplicar experiências é fundamental para que possamos avançar em nossas políticas públicas voltadas aos idosos. Espero que Canoas inspire outras cidades e que nós continuemos avançando e aperfeiçoando o programa. A atual administração tem uma grande preocupação com ações voltadas aos idosos, o que faz do município um exemplo e uma pioneira em realizar iniciativas que beneficiam pessoas desse público”, destaca Camila.
O painel contou com grande cooperação do público. Para o participante Edison do Nascimento Webster, que é aposentado, Canoas é uma cidade modelo no que tange às políticas públicas para idosos. “Eu não conhecia o Programa, mas fiquei encantado pela iniciativa. A preocupação da Prefeitura com os idosos é admirável. Pouco se fala sobre o envelhecimento da população em âmbito geral e pouco se discute políticas públicas para essas pessoas, que, mesmo aposentadas, ainda são ativas e ainda possuem vontade de trabalhar ainda mais”, comenta.

Programa Gerações

A metodologia aplicada no programa conta com aulas teóricas e práticas. São trabalhadas questões como o uso de tecnologias; valorização pessoal; noções básicas da língua portuguesa, escrita e oralidade; relações interpessoais no trabalho; responsabilidade socioambiental; atendimento humanizado e recepção ao público. As aulas teóricas são ministradas através de contrato com o Senac de Canoas. Já as práticas ocorrem nos espaços da administração pública, onde os idosos são orientados por servidores destinados para a função de supervisão. Além da bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 727, os alunos ainda recebem uniformes e materiais como cadernos, lápis, canetas e pastas.

Assessoria de Comunicação