Desde o início do ano, quem procura algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em Canoas, tem recebido atendimento diferenciado. Isso porque a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está implantando o sistema de Acolhimento. Agora, quando o paciente dá entrada em uma unidade que presta este tipo de serviço, tem a sua demanda atendida e encaminhada pelo próprios profissionais, priorizando a agilidade e o tratamento do paciente. Desta forma, aqueles que procuram uma UBS de Canoas recebem avaliação e orientação para sua demanda. De acordo com a avaliação, poderá ser atendido no mesmo dia ou agendado para uma data posterior.
Redução no tempo de espera
Desde que foi implantado na rede municipal da saúde de Canoas, o Acolhimento tem dado maior agilidade aos atendimentos e reduzido o tempo de espera por tratamento. Essa nova dinâmica tem possibilitado um acréscimo significativo no número de consultas. Na Unidade Básica de Saúde do bairro Igara, por exemplo, antes do programa, eram realizados, em média, 570 atendimentos por mês. Este número subiu 220% após a implementação do Acolhimento. Hoje, são feitas cerca de 1250 consultas dentro desta iniciativa. Atualmente, são 12 UBSs que estão realizando o programa, mas a intenção é aumentar o número e estender para todas as unidades de saúde de Canoas, nos próximos meses.
Conforme o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, este resultado só foi possível graças ao trabalho de gestão e profunda reestruturação da área da saúde que foi realizada desde janeiro de 2017. “Comemoramos esses resultados obtidos com a implantação do sistema de Acolhimento. Agora a população chega no posto e não sai sem ter a sua demanda encaminhada”, destaca Busato.
Atendimento humanizado
O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma prática voltada ao direito e à humanização do atendimento. Para acolher os usuários nas UBSs, os profissionais de saúde de Canoas têm adotado uma postura capaz de escutar com interesse e dar respostas mais adequadas às necessidades de cada um. A prática reorganiza o processo de trabalho dos serviços e das equipes de saúde com direcionamentos utilizando novos modos de receber e escutar os usuários da Atenção Básica.
Foi o caso do Henrique Cardoso. Ele foi à UBS União, no bairro Mathias Velho, na manhã desta terça-feira em busca de atendimento para tratar uma dor dente. Atendido pela equipe de Acolhimento, Cardoso fez uma consulta de enfermagem e foi encaminhado, no mesmo momento, para o dentista. “Foi muito rápido. Cheguei aqui com dor e, em menos de meia hora, eu já tinha passado pelo procedimento com o dentista. Saio daqui satisfeito”, disse.
Unidades de oferecem o Acolhimento
Central Park
Rua A, 272 – Central Park
Telefone: 3465.7426
Harmonia
R. Machado de Assis, 201 – Harmonia
Igara
Rua Tupi, 274 – Igara
Telefone: 3477.3349
Niterói
Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói
Telefone: 3475.3755
Nova Niterói
Rua Quaraí, s/nº – Niterói
Telefone: 3475.3275
Pedro Luiz da Silveira
Rua Mauá, 1724 – Rio Branco
Telefone: 3425.0465
Praça América
Rua Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho
Telefone: 3476.6977
São Luís
Rua Teófilo Otoni, 268 – São Luís
Telefone: 3477.2538
São José
Rua João Pessoa, s/nº – São José
Telefone: 3429.2963
São Vicente
Rua José Danilo de Menezes, 152 – Estância Velha
Telefone: 3478.4458
União
Rua São Borja, 395 – Mathias Velho
Telefone: 3466.6755