//
Programa Retomada Cultural RS do Governo Federal recebe inscrições
Download Imagem Original
Foto: Acervo / Prefeitura Municipal de Canoas
Para atender às demandas dos agentes culturais, das bibliotecas e dos espaços de artes de Canoas, o Ministério da Cultura disponibiliza o Programa Retomada Cultural RS.
A iniciativa, do Governo Federal, decorre da calamidade pública causada pelas enchentes no Estado e contempla todos os municípios atingidos pelo evento climático do mês de maio.
Dentro do Programa Retomada Cultural RS estão disponíveis aos artistas as seguintes linhas de crédito:
Diversidade Cultural RS: a ação disponibiliza bolsas culturais de R$ 30 mil a pontos de cultura, pontos de memória, bibliotecas comunitárias, pontos de leitura, escolas livres e comunidades quilombola atingidas pela inundação, considerando a contribuição do espaço para a preservação, a valorização e a difusão da diversidade cultural. A manifestação de interesse segue até 19 de julho. O pagamento está previsto para ocorrer até 15 de agosto.
Ações Artísticas Continuadas: disponibilização de 150 bolsas culturais, de R$ 30 mil, para grupos e espaços de eventos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro. É preciso comprovar, entretanto, pelo menos três anos de atuação em um dos 95 municípios que decretaram calamidade pública em função das enchentes de maio.
Programa Especial da Rouanet para o RS: o Programa Especial da Rouanet para o RS fará uma articulação com os 100 maiores investidores da Lei Rouanet, dentre empresas estatais e privadas, para patrocinar, por meio da Lei de Incentivo Cultural, projetos da retomada das atividades culturais no Estado do RS, desde restauro de patrimônios, aquisição de acervos e realização de ações emergenciais, que possam ser financiadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Para mais informações acesse este link