Canoas recebeu, nesta quinta-feira (18), a visita do diretor do departamento de Educação Infantil do município de São Paulo, Cristiano Alcântara. O gestor visitou a Secretaria Municipal da Educação (SME) e também duas escolas de educação infantil da cidade. No entanto, o maior interesse de Alcântara foi conhecer o projeto Saberes em Diálogo, que ocorre em Canoas desde o ano passado. O programa, idealizado pela Diretoria Pedagógica da SME, em parceria com a Universidade La Salle, busca reconhecer e compartilhar o conhecimento dos professores, fazendo um intercâmbio entre a atividade prática em sala de aula e a teoria acadêmica.
O gestor elogiou a iniciativa da secretaria da Educação de Canoas e prometeu reproduzi-la no município de São Paulo. “É uma excelente forma de potencializar o capital humano, de trazer os conhecimentos da sala de aula para o mundo acadêmico e compartilhar o conhecimento. Pretendo levar essa iniciativa para a rede pública municipal de São Paulo”, disse Alcântara. Ele foi recebido pelas secretárias adjuntas da Educação, Ana Sum e Cristina Seadi, e por diretoras da pasta.
O encontro serviu para trocar experiências e iniciativas de sucesso educacionais nas duas cidades, como destaca a diretora Pedagógica da SME, Cristiane de Boite. “Conversar, ouvir e trocar experiências com profissionais de outras localidades nos move a buscar novas alternativas, com práticas exitosas na área educacional e, principalmente, divulgar o trabalho de nossa rede de professores. É nessa troca de saberes que reverenciamos a excelência de nosso quadro funcional”.
Projeto une teoria e prática
O projeto Saberes em Diálogo: Docência, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, idealizado pela Diretoria Pedagógica da Secretaria em parceria com a Universidade La Salle, tem o objetivo de valorizar e compartilhar a bagagem de conhecimento dos professores, fazendo um intercâmbio entre a atividade prática em sala de aula e a teoria acadêmica. A Secretaria da Educação acredita que a pesquisa pode aproximar a Educação Básica e a Universidade de forma proveitosa no enfrentamento dos desafios presentes no cotidiano escolar, o que ficou comprovado no Projeto Piloto realizado em 2017, por isso a intenção é dar continuidade e mobilizar um número cada vez maior de professores da rede.
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