Com o tema “Nós somos o trânsito”, a Semana Nacional do Trânsito inicia em todo o Brasil no dia 18 de setembro com o objetivo de promover campanhas educativas para conscientizar a população sobre o papel de cada pessoa na redução de acidentes. Em Canoas, a programação inicia na terça-feira com a 12ª edição do curso de Professores, Multiplicadores na Educação para o Trânsito, que será realizado no auditório Sady Schivitz, a partir das 8h30. A programação no município se estende até o dia 25.
As atividades ainda contam com blitze educativas e uma ação no Parque Eduardo Gomes com a distribuição de material educativo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), através da Unidade de Educação no Trânsito, e conta com o apoio de colaboradores de empresas de transportes e de Centros de Formação de Condutores (CFCs).
De acordo com o chefe da Unidade, Renato Correia de Souza, as ações da Semana são importantes para a prevenção de acidentes, a conscientização sobre o respeito à legislação e para incentivar um trânsito mais seguro e humanizado. “Quando olhamos as estatísticas, percebemos o quanto o nosso trânsito ainda é violento. Nos últimos 20 anos, por exemplo, aproximadamente 1 milhão de pessoas morreram em acidentes automotivos. E isso se deve, principalmente, ao descaso dos motoristas com as regras de trânsito, por isso, a educação e a conscientização são tão importantes para reduzirmos esses números alarmantes”, ressalta.
Semana Nacional do Trânsito
A data foi estabelecida a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A Semana é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. A definição dos temas é feita anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Confira a programação em Canoas:
Terça-feira (18): 12ª edição do Curso Professores, Multiplicadores na Educação para o Trânsito, no auditório Sady Schivitz, a partir das 8h30.
Quarta-feira (19): Blitz Educativa “Não seja vítima, nem vilão, respeite a faixa de pedestres”, na esquina das avenidas Inconfidência com Victor Barreto. Atividade inicia às 10h.
Quinta-feira (20): Educação para o trânsito no Parque Eduardo Gomes, com distribuição de material educativo e realização de demonstração de testes de etilômetro. A atividade acontece entre 13h e 18h.
Segunda-feira (24): Blitz educativa “Basta de atropelamentos, respeite a faixa de pedestres”, na Praça Pio X, na avenida Rio Grande do Sul, a partir das 10h30.
Terça-feira (25): Participação no Seminário Nacional de Trânsito em Porto Alegre, no turno da manhã.
Blitz educativa “Não seja vítima nem vilão, respeite a faixa de pedestres”, na esquina das ruas Venâncio Aires e Cristóvão Colombo, a partir das 14h30.