//
Projeto Canoas Recicla com a Gente fará pesquisa porta a porta na região central
Download Imagem Original
Foto: Vinicius Thormann
O Projeto Canoas Recicla com a Gente iniciará na próxima terça (12/3), uma ação de pesquisa nos bairros Centro e Jardim do Lago. O levantamento, que ocorrerá nas terças e quintas pela manhã, neste mês e em abril, tem como objetivos entender como os moradores e comerciantes descartam os resíduos atualmente. Com as respostas, será possível estruturar uma nova logística de coleta de recicláveis, quando o serviço de coleta automatizada com contêineres for reestruturado.
Os depósitos utilizados atualmente para descarte de lixo seco serão retirados das ruas. “Essa é uma ação importante para que as pessoas sejam orientadas e estejam cientes de que o município conta com outras formas de coleta seletiva e que, nestes dois bairros em especial, serão atendidos pelos coletores do projeto Bikeco”, relata uma das responsáveis pelo projeto Daiana Schwengber.
Bikeco é um sistema de coleta seletiva com viés ecológico, pelo uso das bicicletas que oferecem mais celeridade no recolhimento. O trabalho também possibilita uma maior aproximação dos recicladores com a comunidade, melhorando a qualidade e a quantidade de material recebido.
Sobre o projeto Canoas Recicla com a Gente
O projeto é realizado com a participação da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, junto às cooperativas que realizam a coleta seletiva compartilhada no município. O objetivo é sensibilizar a população quanto à separação e descarte correto dos resíduos sólidos urbanos.
Cada uma das oito cooperativas designou um ou mais educadores ambientais para participar do projeto. Eles recebem formação socioambiental sobre gestão de resíduos sólidos, para que realizem palestras, eventos, visitas em escolas, condomínios e empresas, além de pesquisas. Os educadores ensinam sobre a correta separação e destinação dos resíduos, para sensibilizar os canoenses e melhorar o trabalho realizado pelos catadores.
Fazem parte do projeto as cooperativas Renascer, Cooarlas, Mãos Dadas, Mato Grande Canoense, Coopcamate, Coopermag, Coopertec e Coopersol.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Sibeli Fagundes