//
Projeto leva alunos canoenses para conhecer Usina de Reciclagem
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira - PMC
Ensinar desde cedo a importância do descarte correto de resíduos é o objetivo do projeto Usina do Saber, desenvolvido pela Prefeitura de Canoas, por meio das secretarias municipais de Educação e de Serviços Urbanos. A iniciativa leva alunos da rede municipal de ensino para conhecer a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC), localizada no bairro Niterói.
A primeira escola a participar do projeto, que teve início nesta quarta-feira (16), foi a EMEF Barão do Mauá, com alunos do 4º e 5º ano. “A vinda dos nossos alunos têm uma função social da maior importância, pois proporciona para eles a consciência do quanto é importante tu teres o conhecimento e poder multiplicar essa informação, quando adultos e agora também. Então eu penso que isso é pensar no futuro também, eles serão quem sabe nossos grandes mestres para uma sociedade mais responsável e um mundo mais limpo”, destacou a secretária de Educação, Beth Colombo.
Para o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda, a visita das crianças na usina é de extrema importância. “A gente precisa educar desde o início, né? Desde a formação como pessoa, principalmente para que as crianças saibam que não é correto colocar o lixo na rua, que isso causa alagamentos e entupimento de boca de lobo. É importante trazer para elas essa visão de que, tirando da rua e fazendo o descarte correto, a gente consegue reaproveitar os resíduos para utilizar em outras coisas depois”.
Com os olhos brilhando e completamente focada no que estava sendo explicado, a aluna Isadora Ferreira Pacheco, 10 anos, chamava atenção por sua perspicácia e dedicação em aprender mais sobre o assunto. “Eu achei muito legal essa visita para aprender um pouco mais sobre a reciclagem. Eu aprendi como separar o lixo, colocar no lugar certo e que tem que trazer pra cá os materiais diferentes”, comentou.
A Usina de RCC é a primeira do Rio Grande do Sul a transformar entulhos em matéria-prima para uso em obras públicas e revitalizações na cidade. O serviço recebe cerca de 26 mil toneladas mensais de resíduos. São produzidos, em média, oito mil metros cúbicos de agregados reciclados (brita, areia e outros) por mês.
Fique ligado
A Prefeitura não possui serviço de coleta desse tipo de resíduos. A destinação correta cabe ao próprio gerador. Despejar os entulhos em passeios, ruas, praças ou terrenos baldios é considerado ato lesivo à limpeza urbana, ficando o responsável sujeito a multas, que podem chegar a R$ 1.600,80.
Como descartar
O canoense deve destinar seus resíduos de construção civil nos ecopontos municipais, com limite de dois metros cúbicos por dia, equivalente a uma caçamba de um carro de pequeno porte, ou contratar transportadores (caçambeiros).
A lista de ecopontos e dos resíduos recebidos pode ser consultada em https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.
Os ecopontos funcionam diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), das 8h às 12h e das 13h às 18h, com exceção do Ecoponto Niterói, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC