Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/sub-foto-brasao-prefa-portal-1.png

Projeto oferece apoio psicológico e escuta a professores da rede municipal de ensino de Canoas

Um ambiente de acolhimento com apoio psicológico e escuta destinado a professores da rede municipal de ensino de Canoas é proporcionado por meio do programa “Vamos conversar?”. A ação de responsabilidade da Unidade de Gestão do Cuidado, da Secretaria Municipal da Educação (SME), conta com a parceria do curso de psicologia da Unilassale. O suporte destinado para docentes, membros de equipes diretivas e orientadores reflete diretamente no bem-estar e saúde mental dos participantes que possuem encontros, divididos em grupos, aos sábados pela manhã e nas segundas-feiras à noite. A primeira atividade aconteceu na manhã do último sábado (5), no Unilasalle, com presença de 33 educadores.

“A ação está organizada para esse acolhimento e acompanhamento psicológico em cinco encontros nesse primeiro semestre. Já temos cinco grupos formados; um destinado à diretoras, vice-diretoras, orientadores e supervisores, e outros quatro grupos com professores e profissionais de apoio”, explica o gestor da Unidade de Gestão do Cuidado da SME, Cleber Melo da Silva.

A preocupação com questões relacionadas à saúde mental resultou na disponibilização desse atendimento gratuito. “Fornecer esse serviço para nossa rede é uma demanda dos nossos profissionais, pois o estresse, o burnout, ansiedade e depressão, são questões de saúde mental com ampla dimensão na saúde pública. A SME entende que sua parcela de participação de corresponsabilidade está em garantir espaços de acolhimento para seus profisisonais”, disse.

Professores e membros de equipes diretivas da rede interessados em participar do programa podem procurar a Unidade de Gestão do Cuidado, na sede da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças) ou então entrar em contato pelo telefone (51) 3425 7701.

[addtoany]