Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/encontros-do-axé_gustavo-garbino-8.jpg

Reativação de conselho e fomento de políticas públicas para as comunidades tradicionais foram temas da 1ª reunião do “Encontros do Axé”

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Líderes religiosos de matriz africana do quadrante Noroeste estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (21), no auditório Sady Schiwitz na Prefeitura Municipal de Canoas. O encontro fez parte da primeira reunião da atividade “Encontros do Axé”, promovida pela Coordenadoria da Diversidade e Comunidades Tradicionais.

Temas como a instrumentalização para a busca de recursos públicos para as casas de terreiro; criação de um banco de alimentos; reativação do Conselho Municipal; ofertas de aulas gratuitas de reforço; criação de um local para oferendas; fomento das políticas públicas para a garantia de direitos; e marcos legais para apoio às lutas religiosas por respeito, igualdade, justiça e tolerância social foram alguns dos encaminhamentos sugeridos por todos os líderes presentes.

A Ialorixá Guete de Xangô, Luiza Margarete Martins Lopes, da casa Odju-Ola Alafiá D’Oia, reitera a importância do poder público em abrir as portas para acolher as demandas das comunidades tradicionais do município. “Dando essa oportunidade, sabendo das nossas questões, do que mais nos assola, está mostrando realmente que o município se importa conosco, se importa com a nossa gente. O nosso problema maior é que a nossa história não está registrada, a nossa história ficou registrada através da oralidade, dos nossos ancestrais. Sem essa questão, parece que a gente não precisa de nada. E parece que, muitas das vezes, nós somos invisíveis, mas é lá dentro do Ilê, lá dentro do Quilombo, lá dentro do Terreiro que a gente sabe das necessidades da nossa comunidade, que nem todos são somente frequentadores ou filhos do axé. A gente acolhe e abre as portas para a escuta em geral, para todas as necessidades, para um conselho, para o desempregado, para o oprimido, para o violentado e para todo tipo de sofrimento e necessidade”, lembrou.

O secretário da pasta, Santiago Buavas, lembra que o encontro valoriza a unificação das necessidades e a convivência harmoniosa entre os povos. “É fundamental estabelecermos essas discussões para que, além dos temas religiosos, possamos alinhar ideias ligadas à saúde, educação, desenvolvimento social, econômico e ambiental. É uma honra muito grande poder conduzir esse movimento”, destacou.

O encontro prossegue nesta quinta-feira (22), para representantes do quadrante Nordeste. Nos dias 4 de agosto, para representantes do quadrante Sudoeste e 5 de agosto, para o quadrante Sudeste.

Mais fotos: