Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/06/usina-reciclagem.jpg

Resíduos da construção civil servem de matéria-prima para obras na cidade

Download Imagem Original

Foto: Escritório de Comunicação - Ecom

Em Canoas, a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) é a primeira do Rio Grande do Sul a transformar entulhos em matéria-prima para uso em obras públicas e revitalizações na cidade. O serviço recebe cerca de 26 mil toneladas mensais de resíduos. São produzidos, em média, oito mil metros cúbicos de agregados reciclados (brita, areia e outros) por mês.

“Temos aqui um projeto fantástico, porque não só separamos o material, mas fazemos a reciclagem dos resíduos da construção civil, algo que inédito no Rio Grande do Sul. Outro benefício grande, além de não estarmos disponibilizando o material e degradando o meio ambiente, é a prefeitura poder reutilizar os produtos em obras, revitalização de praças e tudo mais”, destaca o gestor da Usina, Evandro Pereira.

O material chega ao local por meio dos serviços de limpeza pública, de caçambas provenientes dos ecopontos, de obras públicas e por transportadores privados. O local não é aberto diretamente para a população. Os resíduos que não podem ser reciclados recebem a destinação ambientalmente adequada. Além disto, o projeto recupera gradualmente o espaço ambiental onde está situada a usina, que serviu durante anos como aterro de resíduos inertes. O trabalho é executado pela SBR Reciclagem.

A importância do projeto é traduzida em números. Sem o trabalho da usina, estima-se que haveria um acúmulo de 500 mil metros cúbicos de resíduos sem destino por ano no local, volume que equivale a cerca de 80 edifícios de moradia popular.

Fique ligado
A Prefeitura não possui serviço de coleta desse tipo de resíduos. A destinação correta cabe ao próprio gerador. Despejar os entulhos em passeios, ruas, praças ou terrenos baldios é considerado ato lesivo à limpeza urbana, ficando o responsável sujeito a multas, que podem chegar a R$ 1.600,80.

Como descartar
O canoense deve destinar seus resíduos de construção civil nos ecopontos municipais, com limite de dois metros cúbicos por dia, equivalente a uma caçamba de um carro de pequeno porte, ou contratar transportadores (caçambeiros).

A lista de ecopontos e dos resíduos recebidos pode ser consultada em https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.

Os Ecopontos funcionam diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), das 8h às 12h e das 13h às 18h, com exceção do Ecoponto Niterói, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]