Resposta à carta aberta das professoras e professores de Canoas-RS ao Prefeito Jairo Jorge
O Art. 5º, inciso IV da nossa Carta Magna determina que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, mas também assegura, no mesmo Artigo o direito de resposta. Em virtude da manifestação dos professores de Canoas-RS, por meio de Carta Aberta ao Senhor Prefeito viemos, respeitosamente, pelo mesmo instrumento, atribuir uma resposta e esclarecimento sobre os questionamentos apontados aos referidos professores e aproveitamos para estender à sociedade canoense. Diante de todo cenário que contemplamos em 2020 e 2021, a situação da educação no país é de extrema gravidade. Estudos indicam significativo aumento das desigualdades e da evasão escolar, além de elevados retrocessos no processo de aprendizagem, aumento do estresse socioemocional dos estudantes e a preocupação das famílias com o desenvolvimento futuro de seus filhos.
Outro estudo, ainda no âmbito das estimativas e divulgado em janeiro de 2021, projeta que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) podem ter regredido,em média, até 4 (quatro) anos em leitura e Língua Portuguesa, tendo em vista o’desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A estimativa indica redução também na nota média de Matemática − nesse caso, com perda equivalente a até 3(três) anos de escolaridade. As estimativas foram feitas pelo Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona (FGV EESP Clear), vinculado à FGV. No que se refere aos anos iniciais, em especial ao processo de alfabetização, o cenário não é diferente.
A pandemia da COVID-19 levou países nos 5 (cinco) continentes a fazer adaptações em seus sistemas de ensino e a reformular o planejamento do ano letivo, flexibilizando conforme o comportamento do contexto pandêmico. É justamente nesta esteira de decisões, que se inscreve as propostas pedagógicas para aproximar os estudantes da escola e de seus professores, considerando que não há melhor prática pedagógica do que a intervenção presencial dos profissionais da educação. Não só os aspectos cognitivos e socioemocionais são afetados pelo longo afastamento social, pela falta de contato com os colegas, pelo medo generalizado, mas também os aspectos físicos, inclusive os relativos à nutrição, uma vez que, sabidamente, a merenda escolar é refeição essencial para muitos estudantes das redes escolares públicas, e sua falta traz prejuízos diretos para seu desenvolvimento físico e para a aprendizagem e constituição de competências.
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