//
Restaurante Popular encerra janeiro com 4,2 mil refeições servidas
Um almoço quentinho, com todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável, e com um valor acessível: essa é a rotina do Restaurante Popular, que atende pessoas em vulnerabilidade social. A unidade, que fica no bairro Estância Velha, distribui diariamente 200 marmitas e garante a refeição de famílias, idosos e pessoas em situação de rua. No mês de janeiro, mais de 4,2 mil pratos foram servidos, totalizando 400 toneladas de alimentos.
A nutricionista, Anelise Ribeiro, afirma que a função do Restaurante Popular é garantir a segurança alimentar para quem não tem onde buscar alimento. “Para muitos, a única refeição do dia é feita aqui. Então, a pessoa vai ingerir uma quantidade de proteínas, carboidratos, fibras e lipídios, necessária para uma alimentação satisfatória”.
O espaço é um dos braços das políticas públicas da Secretaria de Assistência Social (SMAS), assim como os cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Albergue Municipal e o Centro de Distribuição de Alimentos.
Para usufruir do benefício é necessário se inscrever no local, além de estar com Cadastro Único atualizado e ser morador de Canoas. O público prioritário são pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar com renda familiar menor que um salário mínimo e abaixo de meio salário mínimo per capita. O almoço custa R$ 1. O valor não é cobrado para pessoas em situação de rua.
Marco Antônio, está desempregado e mora no Guajuviras. Ele almoça diariamente no local e exalta a qualidade da alimentação para os canoenses que necessitam. “Essa refeição é muito boa, almoço diariamente aqui. E outro ponto importante é que tem muitas pessoas que não tem nenhuma condição financeira que vem aqui e tem o seu almoço garantido”.
O Restaurante Popular está situado na avenida Boqueirão, 2.751, no bairro Estância Velha. O horário de funcionamento é das 11h30 às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Texto: Graziele Albuquerque
Edição: Sibele Fagundes