//
Retrospectiva 2023: ano foi marcado por importantes avanços na Perimetral Oeste
O trecho 7 da Perimetral Oeste, o maior entre os oito que integram a obra, teve avanços significativos em 2023. Além da questão das melhorias na mobilidade urbana, os benefícios incluem também playgrounds, quadras esportivas, academias ao ar livre, espaços de convivência, ciclovia e duas novas pontes sobre o Arroio Araçá. A conclusão desse trecho deve ocorrer até março de 2024, segundo dados da Secretaria Municipal de Obras (SMO), faltando ainda alguns serviços de urbanização do canteiro central.
O projeto inteiro da Perimetral Oeste, paralela à BR-448, conta com uma extensão de 8,2 km. Os bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia e Mathias Velho estão diretamente envolvidos e poderão ser cruzados de norte a sul em apenas 15 minutos. Os custos estimados da obra giram em torno de R$ 136,5 milhões, já incluindo os valores corrigidos dos trechos concluídos.
As ações da SMO também abrangeram ações preventivas contra alagamentos e cheias na cidade e investimento na pavimentação de ruas e avenidas da cidade.
Ações preventivas
A Secretaria de Obras atuou em ações preventivas de limpeza e manutenção do sistema de macrodrenagem da cidade. Canoas conta com oito casas de bombas, com uma extensão de mais de 30 quilômetros. As equipes trabalharam na fiscalização, limpeza e manutenção dos locais. Os motores das casas de bombas puxam 2,6 mil litros por segundo e são acionados quando a água atinge um nível mínimo estipulado. A limpeza e a manutenção garantem o funcionamento das comportas de gravidade para o fluxo natural das valas.
Novas casas de bombas
O mês de setembro foi marcado por fortes chuvas, com mais de 500 milímetros, maior registro da história do município, o que causou danos em todos os quadrantes da cidade. No bairro Mato Grande, um dos mais afetados, a SMO trabalhou para drenar a água acumulada no local. Além dos três tratores que já bombeavam a água, a Prefeitura fez a locação de duas bombas elétricas para agilizar a drenagem da região. Para uma atuação ainda mais eficiente contra acúmulos de água no bairro Mato Grande, a Administração Municipal por meio de recursos garantidos junto à Corsan, anunciou a construção de duas casas de bombas e um dique na região. O projeto conta com investimento de aproximadamente R$70 milhões.
Operação Asfalto
Em 2023, foi realizada a pavimentação de 41 vias. A cidade alcançou, assim, 96% de suas vias pavimentadas.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Carina Jung