//
Rua Curitiba recebe instalação de lombadas em ondulações
Download Imagem Original
Foto: SMTM / Divulgação
Com o objetivo de reduzir casos de excesso de velocidade e trazer mais segurança aos pedestres, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) iniciou a colocação de lombadas em ondulações transversais, os populares quebra-molas, na rua Curitiba. Os trabalhos de instalação por parte da empresa responsável começaram nesta terça-feira (29), com a montagem de duas unidades.
O trecho entre as ruas Canguçu e Passo Fundo foi bloqueado pela manhã para a execução do trabalho. A liberação do trânsito ocorreu no início da tarde. O local foi sinalizado e contou com a presença de agentes da Diretoria de Trânsito para orientar os condutores sobre o desvio do fluxo de veículos na região.
“Estaremos executando sempre duas lombadas por dia. É necessário um período de tempo para a secagem do material para, então, executarmos a pintura da sinalização no chão. As placas da sinalização vertical já estão instaladas”, explica o secretário da SMTM, Gilson Azevedo.
A instalação das lombadas em ondulações havia sido solicitada por moradores preocupados com a segurança devido aos excessos de velocidade no local. “A rua Curitiba estava virada em uma verdadeira pista de corrida. Enxergávamos o veículo lá embaixo e, em poucos segundos, já estava aqui em cima de nós”, revela o canoense Gilberto Reis, 70 anos.
Novo desvio
Duas novas lombadas serão instaladas nesta quarta-feira (30). Novamente, o trecho da Curitiba que recebe as obras será devidamente sinalizado e bloqueado no período da manhã. No primeiro trecho, os motoristas deverão desviar pelas ruas Gramado e Antônio Prado. Já para a segunda lombada, posicionada entre a São Sepé e Erechim, o desvio será pelas ruas São Sepé e Santiago.
“Inicialmente, serão instalados cinco quebra-molas e, posteriormente, a Secretaria irá monitorar o trânsito e avaliar a necessidade de alguma complementação de sinalização no local”, destaca o secretário adjunto de Mobilidade, Fábio Marques.
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC