Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/06.01.24_REDUZIDAS_VacinacaoSantaIsabel_PMC-11-capa.jpg

Sábado foi dia de vacinação no Centro de Canoas

Unidade de Saúde Santa Isabel ficou aberta à espera dos moradores que buscavam a prevenção - Foto: Ecom/PMC

A aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 teve mais uma etapa neste sábado (6). A Unidade de saúde Santa Isabel ofertou o reforço para quem tem a partir de 18 anos, além Pfizer específica para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Também foi possível atualizar o calendário de vacinas, explicou Cristiane Kenes, enfermeira responsável pela unidade.

Durante o dia de hoje, foram aplicadas 25 doses da bivalente em adultos, cinco Pfizer Baby e mais 13 de outros imunizantes de rotina.

Gilberto Souza, 66 anos, morador do bairro Marechal Rondon, foi fazer o reforço da vacina bivalente: “Eu vim porque é importante para prevenção e indico para que todos venham tomar, pois faz muito bem pra saúde.” Já Cleber da Silva, 63 anos, morador do Centro, aproveitou para ir à unidade Santa Isabel fazer o teste de Covid-19. “É melhor prevenir e, no sábado, é bem mais tranquilo pra mim”, salienta o aposentado.

“Colocarmos em dia as vacinas de nossas crianças, jovens, adultos e idosos é fundamental para estancarmos doenças e epidemias. Não podemos voltar ao tempo das trevas, em que as pessoas morriam por não ter vacinas. A prefeitura de Canoas está fazendo todos os esforços para que nosso povo fique imunizado, protegido. Vacinar é um ato de amor à vida.” ressaltou o Secretário de Saúde, Jurandir Maciel.

A vacinação ocorre em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 8h às 17h, acontece apenas na da Santa Isabel (Rua Frei Orlando, 141, Centro). Os usuários podem aproveitar também para fazer outras vacinas previstas no calendário vacinal. Os postos Prata e São Luís não estão disponibilizando esse último serviço temporariamente nesse dia.

A Prefeitura de Canoas lembra que o Ministério da Saúde liberou a vacinação da dose reforço da bivalente no dia 5 de dezembro para atualizar a proteção da população, principalmente contra a variante Ômicron.

Texto: Júlio Fontes

Edição: Sibele Fagundes

[addtoany]