//
Saúde apresenta diagnóstico e ações na Câmara de Vereadores
A rede municipal de saúde foi tema, nesta quinta-feira (13), de Grande Expediente da Câmara de Vereadores de Canoas. Na sessão, o secretário de Saúde, Felipe Martini, apresentou um diagnóstico da situação e as ações realizadas nos últimos 60 dias.
Martini ressaltou a importância de os vereadores se apropriarem do cenário, destacando que Canoas atende a comunidade local, mas também é referência para cidades da região.
“Somos o segundo polo em saúde do Rio Grande do Sul e estamos entre os 50 maiores do Brasil. Nossa responsabilidade é muito grande e, infelizmente, cortes no programa Assistir do Governo do Estado e o déficit de R$ 182 milhões que o município adquiriu em 2022 tiraram a capacidade de investimento do município, o que impacta também nos serviços de saúde”, afirmou.
Na oportunidade, o secretário destacou que, apesar das dificuldades financeiras, diversas ações têm sido realizadas visando reorganizar o sistema e voltar a atender com excelência. “Estão sob responsabilidade da Secretaria, três hospitais, quatro UPAs, 27 unidades básicas de saúde, cinco CAPs e três ambulatórios. Nos últimos 60 dias, resgatamos programas com o Primeira Infância Melhor (PIM), tivemos avanços com a oferta de especialidades médicas em telemedicina, efetuamos reformas e ampliação de UBSs, implantamos a Operação Inverno, estamos abrindo oito novos leitos de UTI Pediátrica [em parceria com o Estado] e gradativamente vamos estabilizar o Fundo Municipal da Saúde. São ações pontuais, mas que impactam em toda a cadeia do sistema de saúde, desde o primeiro atendimento nas unidades básicas até os mais complexos, em nossos hospitais”, ressaltou Martini.
Algumas ações:
Operação Inverno: atendimento pediátrico ampliado, horário estendido nas UBSs CAIC, União, Mato Grande e Nova Niterói e aumento de postos de vacinação.
Telemedicina: oferta de atendimentos em cardiologia, pediatria, neurologia, dermatologia e neurologia pediátrica nas UBSs Santa Isabel, Nova Niterói, Fátima, Cerne, CAIC e União.
Retomada do PIM: atendimento médio mensal de 250 crianças, com 20 visitadores.
Obras: reformas e melhorias nas UBSs Cerne, CAIC, Mato Grande, Nova Niterói, e obras em andamento nas unidades Prata, São José, MQ2 e Olaria.
Entregas: novo Ambulatório T, reforma da UBS Fernandes, inauguração do Programa de Assistência Complementar e retomada do Nascer Canoas.