Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/REDUZIDAS_20_10_2023-DIALOGANDO-COM-A-LIGA-FEMININA-DE-COMBATE-AO-CANCER-PAMELLA_MENDES-7.jpg

Saúde da mulher é tema de encontro no Centro de Convivência do Idoso

Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes

Conscientizar, refletir e prevenir sobre o câncer de mama foi o objetivo da atividade “Saúde da Mulher – Dialogando com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas”, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O encontro, que integra as programações do Outubro Rosa, teve organização da Coordenadoria das Mulheres em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenadoria da Pessoa Idosa e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas.

Com o objetivo de trazer a experiência de mulheres que vivem ou viveram o câncer de mama, o projeto SuperAção da Liga Feminina de Combate ao Câncer trouxe a experiência de uma das pacientes acompanhadas na iniciativa. “O projeto Superação é uma iniciativa em que pegamos 15 dos nossos 400 pacientes para mentoriá-los e levar conosco nas palestras. Esse processo é importante, pois só alguém que vive ou viveu, está vivendo a patologia, tem a capacidade de trazer a sua história para a comunidade”, destacou Ana Cristina Rodrigues, educadora social da entidade.

Marli Carvalho, 42 anos, que está em tratamento oncológico e faz parte do projeto, contou sobre sua experiência. “Essa nossa palestra é muito importante, pois nem sempre conseguimos entender esse processo de forma simples. Uma linguagem técnica nem sempre vai nos falar as coisas de forma empática. Por isso, é importante ter a visão de quem viveu isso. Eu vivi e vivo, pois ainda estou em tratamento, e sei da dor e de todo o processo”, ressaltou.

Para a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, a atividade é uma forma de conscientizar as mulheres e promover a prevenção. “As atividades do Outubro Rosa são de extrema importância para tratarmos sobre a saúde da mulher, sobretudo no incentivo ao autoexame da mama”, salientou.

A atividade contou com a participação de mulheres com mais de 60 anos que realizam atividades no CCI. “Trazer informações de exames preventivos é nosso papel enquanto trabalhadores do Poder Executivo, pois o câncer é a segunda causa de morte no mundo, sendo a causa de morte prematura de idosos até 69 anos de idade, considerando a expectativa de vida de 78 anos no Sul do país”, afirmou a secretária especial da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Carmen Marin.

Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung