//
Saúde emocional e bem-estar são temas de seminário nesta terça-feira
Download Imagem Original
Foto: Flávio Fontoura
Para proporcionar diálogo e trocas sobre saúde emocional e a prática de exercícios físicos para o bem-estar dos servidores municipais, e para promover reflexões sobre a construção de relações mais saudáveis no ambiente de trabalho, a Prefeitura de Canoas realizou nesta terça-feira (16), o Seminário ‘Saúde Mental enquanto há tempo’. A atividade é alusiva às ações do Janeiro Branco, iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. O evento é organizado pela Diretoria de Atenção em Saúde Mental, da Secretaria Municipal da Saúde e contou com a presença do responsável pela pasta, Jurandir Maciel.
Ele salientou ser de suma importância a realização de eventos como este, pois oportunizam trocas e fortalecem a saúde emocional dos servidores. “É necessário termos essas reflexões e debater este tema a fim de fortalecer a saúde emocional de todos. Para que, assim, possamos chegar cada vez mais perto da sociedade canoense que está precisando tanto de um abraço e de um estender de mão”, completou.
Paulo Lopes, educador físico e servidor da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, é um dos palestrantes. Ele lembra que não existe uma boa saúde física sem a mental. “Não tem como falar da saúde física sem falar da saúde mental. É necessário esse tema para que nós sempre lembremos e planejemos atividades como esta, pois não basta começar um exercício físico se não entrar na rotina de vocês. Então, a saúde mental está ligada a essas práticas também”.
O seminário, que é oferecido gratuitamente aos servidores da Prefeitura, também abordou o autoconhecimento, o autocuidado e os reflexos para o bem-estar. A palestra foi ministrada por Judith Vitorino, psicóloga e titular da diretoria.
O próximo encontro ocorre no dia 30, das 9h às 12h, no Auditório Sady Schivitz, localizado na Rua 15 de Janeiro, 11, Centro. Entre os temas que serão discutidos estão a saúde mental da população negra e na infância e adolescência.
Veja abaixo o cronograma para outras atividades:
– 19/01, das 10h às 12h, no Parque Getúlio Vargas – Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700, bairro Mal. Rondon: atividades esportivas integradas entre CAPS
– 30/01, das 9h às 12h Auditório Sady Schivitz, na Rua 15 de Janeiro, 11, Centro: segundo dia do Seminário “Saúde Mental enquanto há tempo”
Palestrantes:
Aline Dutra: A saúde mental da população negra
Camila Lacourt Menezes: A saúde mental da infância e adolescência